A Biblioteca Isaías Paim, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, completa 22 anos no próximo domingo (17) com muitas inovações inovações. A começar pelo Telecentro: dez computadores, com acesso gratuito a internet, à disposição dos associados.
Nestes 22 anos de existência, a Biblioteca passou por vários locais. Desde outubro de 2006, com a inauguração do Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, seu acervo ocupa todo o segundo andar do Prédio, com gibiteca, acervo em braile, computadores, jornais revistas, espaço para leitura e pequenos eventos.
O acervo literário chega a quase 28 mil exemplares. livros datados de 1873 e várias coleções completas, como os sermões do Padre Antônio Viera".
Acervos
Dentre o acervo geral de quase 28 mil exemplares, destaca-se o regional, com obras de autores e temas relacionados aos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e os livros em Braile, que tem um espaço dedicado a literaturas traduzidas para os deficientes visuais, com obras como Harry Potter e Tieta do Agreste, de Jorge Amado.
Eventos
A Biblioteca deixou de ser um local exclusivo para leitura e abriu espaço para contações de história, contos performáticos, com direito a personagens e figurinos vividos por colaboradores do local, como Ruberval Cunha, escritor e ator performático, criador do Improviso Guaicuru (poesia repentista).
Espaços:
Gibiteca – Em parceria com a UCDB, a biblioteca tem um espaço reservado a crianças para leitura, jogos e brincadeiras.
Telecentro – Dez computadores com acesso gratuito a internet para associados da Biblioteca.
Diário Oficial – Desde a Primeira lei instituída no então Estado de Mato Grosso até ultimo diário impresso em dezembro de 2007, quando o Diário passou a ser Online.
Serviço:
A Biblioteca Pública Estadual Isaías Paim fica no segundo andar do Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas. O Telecentro funciona até as 17h45.
Para se associar à Biblioteca Pública Estadual, é necessário um comprovante de residência, uma foto 3x4, um documento de identidade e a taxa de R$ 5,00 (por semestre) para a manutenção do acervo. Para participar dos projetos ou usar os espaços de leitura as escolas devem procurar entrar em contato pelos telefones: (67) 3316-9175 / 9161
Nenhum comentário:
Postar um comentário