quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Supertufão atinge áreas de produção de arroz nas Filipinas

 

                                                         Divulgação

Enquanto agricultores tailandeses clamam por chuvas mais consistentes
Por:  -Seane Lennon

O supertufão Do Suri, que foi enfraquecendo à medida que se aproximava do norte das Filipinas, registrou precipitação significativa em algumas áreas de cultivo de arroz no noroeste, apesar da diminuição de sua intensidade. Segundo o boletim semanal do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Doksuri alcançou ventos máximos sustentados de 130 nós (240 km/h) em 25 de julho, mas diminuiu para menos de 100 nós (185 km/h) enquanto se deslocava pelo norte de Luzon em 26 de julho.



Embora os ventos tenham sido mais baixos, chuvas torrenciais - chegando a 700 mm - foram registradas nas áreas de arroz do oeste de Luzon, causando danos localizados. Entretanto, as principais áreas produtoras do leste de Luzon foram beneficiadas por quantidades mais equilibradas de chuva (média de 200 mm), enquanto a precipitação diminuiu significativamente em direção às áreas central (25-100 mm) e sul (0-50 mm) do país.


Enquanto isso, a distribuição irregular das chuvas de monção continua a preocupar a Tailândia e regiões próximas. Alguns locais receberam menos de 10 mm, enquanto outros relataram mais de 300 mm de chuva. Embora a maioria das lavouras de arroz alimentadas pela chuva tenha recebido precipitação adequada, as regiões produtoras precisam de umidade mais consistente.


O cenário reflete os desafios enfrentados pelos produtores de arroz do sudeste asiático, onde a variabilidade do clima, agravada pelas mudanças climáticas, continua a interferir na previsibilidade e segurança das safras. 

Nenhum comentário: