Divulgação de acontecimentos culturais, na cidade de Campo Grande MS, e Estado, shows,teatro,cinemas.
segunda-feira, 24 de junho de 2019
Mudanças simples melhoram a visão do idoso dentro de casa
BEM ESTAR
Trocar o copo transparente por um copo colorido, escolher uma toalha que contraste com os pratos brancos, usar uma pasta de dente colorida... algumas pequenas mudanças na casa podem melhorar a vida do idoso.
O idoso quer manter a independência, sentir-se útil e ainda capaz de fazer as atividades simples do dia a dia. Por isso, é muito importante para ele conseguir tomar banho sozinho, colocar a pasta de dente na escova, pegar o próprio remédio, escolher a roupa.
O consultor Jorge Félix, especialista em questões de envelhecimento, visitou a telespectadora Maria do Carmo, de 60 anos, que está perdendo a visão. Com a ajuda da terapeuta ocupacional Ana Paula Nylander, eles deram dicas para a casa.
Maria do Carmo era diarista e está afastada do trabalho por causa de problemas na coluna. Mas o que mais incomoda é a vista: ela tem degeneração macular e enxerga tudo embaçado. Isso faz com que ela quebre frequentemente as louças. A falta de independência incomoda a diarista. “Eu queria sair sozinha, queria fazer minhas coisas sem pedir ajuda”.
“A solução pode ser usar os contrastes, cores diferentes para enxergar melhor. A parede branca, por exemplo, é da mesma cor da barra. Então, coloque uma fitinha de sinalização colorida para contrastar. Fita antiderrapante para sinalizar o degrau também é importante”, alerta a terapeuta ocupacional.
O contraste ajuda a dar destaque ao objeto.
Na descarga, micro-ondas e TV, a terapeuta colocou botões coloridos. Nos potes de comidas: letras grandes, para não confundir os temperos, o sal com açúcar. Faça a mesma coisa no banheiro - etiqueta nos frascos de shampoo e condicionador.
Anote as dicas:
No piso claro do banheiro ou da cozinha, coloque um tapete antiderrapante colorido
Não deixe os remédios na caixinha transparente. Escolha uma caixinha que contraste com a cor do comprimido
Se os pratos são brancos, escolha uma toalha que contraste
Prefira copos coloridos. Os idosos têm dificuldade em enxergar louças transparentes
Escolha uma pasta de dente colorida para contrastar nas cerdas da escova
Se o sabonete for branco, coloque numa saboneteira colorida e vice-versa
Degeneração macular
A visão do idoso sofre alterações fisiológicas e naturais do envelhecimento. Uma das doenças é a degeneração macular. “Ela é degenerativa e progressiva e acomete a área central da retina. O principal fator de risco é o aumento da idade”, explica a oftalmologista Marcela Cypel.
Degeneração macular é a principal causa de perda de visão para quem tem mais de 50 anos
A degeneração não cega, mas atrapalha muito a visão, principalmente na hora da leitura, de fazer um tricô e de digitar no celular.
Veja as causas:
Envelhecimento (pode aparecer a partir dos 50 anos, mas é mais comum após os 80 anos)
Herança genética
Hábitos de vida (fumar piora a oxigenação do corpo e também dos olhos).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário