Foto:divulgação
As oficinas fazem parte do conjunto de ações da Política de Educação Permanente da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI)
Com a participação de 109 Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e 36 Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN), o Distrito Sanitário Especial Indígena Parintins (DSEI PIN) realizou, no dia 29 de março, o 2º Módulo do Programa de Qualificação de AIS e AISAN. O curso, uma parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), envolveu trabalhadores indígenas de 126 aldeias, localizadas nos municípios de Parintins, Nhamundá, Barreirinha e Maués, no Baixo Amazonas.
Para o coordenador do DSEI PIN, José Augusto dos Santos, as ações de qualificação são fundamentais para o contínuo trabalho de saúde indígena junto às comunidades. “A Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI) é formada por médico, dentista, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliar de saúde bucal, mas eles necessitam de um apoio a mais para realizar esse trabalho; daí a importância dessa formação, para que os AIS e AISAN possam auxiliar o trabalho desses profissionais em área”, explicou o coordenador.
O Programa de Qualificação de Agentes Indígenas de Saúde foi idealizado para fortalecer a organização dos serviços de atenção primária nos DSEI e no desenvolvimento de competências para a atuação desses trabalhadores da saúde indígena. Os AIS e AISAN fazem parte das EMSI e são os principais interlocutores com os especialistas na medicina tradicional indígena e têm importância estratégica nos serviços de saúde.
Por Nucom/SESAI
Nenhum comentário:
Postar um comentário