No primeiro final de semana do mês de junho o Caminhão da Cultura iniciativa da Fundação Municipal de Cultura (Fundac) estará estacionado na Lagoa Itatiaia, no bairro Tiradentes. Com programação variada para agradar aos mais diversos tipos de público, o Caminhão tem cumprido seu papel de levar atrações culturais aos mais diversos pontos de Campo Grande.
A primeira noite do Caminhão na Lagoa será aberta pela Banda Curimba na sexta-feira (4) a partir das 19h30. Com 4/6 da banda formada por músicos de descendência japonesa, a banda Curimba mostra que a brasilidade independe do sangue ou do gene para se mostrar. Os quatro músicos nipo-brasileiros se completam com a pegada rock and roll da dupla voz e guitarra na cena musical sul mato-grossense.
Juntando as mais diferentes influências musicais dos seis integrantes, a banda adquiriu uma sonoridade singular e cativante, que fez com que ganhasse grande reconhecimento na noite, mesmo com pouco tempo de formação. A maior influência da banda é a música brasileira em todas as suas vertentes. O intuito das músicas da Curimba é mostrar um pouco da cultura urbana da Capital sul-mato-grossense.
No sábado quem se apresenta é a banda Lutano que também tem seu trabalho focado em músicas autorais. A banda procura levar a cada apresentação uma idéia diferente para todos os que ouvem os seus trabalhos.
Para fechar a programação da semana no Caminhão quem se apresenta é o cantor, compositor e instrumentista Márcio de Camillo. Em seus trabalhos Camillo apresenta a fusão de ritmos tipicamente brasileiros (baião, maracatu, arrasta-pé) e os ritmos de fronteira como chamamé e a guarânea.
Em 2003, Márcio foi um dos 25 artistas sul-americanos selecionados para participar do Artists in Development - workshop promovido pela Unesco, realizado em Salvador (BA). Ao retornar ao Brasil fundou Associação de Músicos do Pantanal (AMP) com o objetivo de difundir a produção musical sul-mato-grossense em projetos sócio-culturais divulgando a música e os artistas locais, para formação de platéia.
Além de sua própria carreira musical, Márcio atua como produtor cultural executa projetos culturais através de Leis de Incentivo à Cultura (Municipais, Estaduais e Federais).
Para agradar ao público infantil, a Cia das Artes apresenta o espetáculo "A Bruxinha Que Era Boa". A peça conta a história de uma bruxinha que não conseguia fazer maldades, que só gostava de voar em sua vassoura e se divertir na floresta. Chega o dia do exame final em que é reprovada e castigada. Para que possa se livrar do castigo conta com a ajuda de seu amigo Lenhador, juntos eles conseguem salvar a floresta das maldades das bruxas e bruxos.
"Unir Cultura a conscientização ambiental é uma oportunidade incrível que a comunidade da região da Lagoa Itatiaia irá presenciar. Com certeza será uma ocasião especial que a população de Campo Grande deve participar, especialmente por se tratar de uma região tão bela e apresentações de altíssima qualidade", elogia Roberto Figueiredo, diretor presidente da Fundac.
Serviço - O Caminhão da Cultura estará na Rua Heitor de Laburu, na Lagoa Itatiaia. As atividades são gratuitas e têm início as 19h30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário