O Aquário do Pantanal, como é chamado o Centro de Pesquisa e Reabilitação da Ictiofauna (Cepric), está previsto para entrar em operação em final de 2011. Dispõe de 20 tanques, sendo 16 com espécies do Pantanal e 4 com as espécies da biodiversidade do Brasil.
O tanque 16 é um tanque sinuoso, com 390m3, construído no jardim interno, que poderá ser utilizado para mergulho contemplativo. Este tanque reproduzirá os passeios de mergulhos que são realizados nos rios de Bonito, onde os peixes podem ser observador com proximidade.
Considerado o maior aquário do Brasil, o Aquário do Pantanal pretende abrigar 263 espécies de peixes, com 7 mil exemplares e 4 milhões e 275 mil litros d’água. Entre as espécies pantaneiras de escama e couro, também fazem parte do aquário espécies da Amazônia, Bacia do Paraná e litoral brasileiro.
“A intenção é que façamos, com o Aquário do Pantanal, a divulgação do Pantanal sul-mato-grossense, que corresponde a 65% de todo o bioma pantaneiro”, afirmou o governador André Puccinelli.
O oceanógrafo responsável pelo projeto, Hugo Gallo Neto, explicou que o Centro de Pesquisas e Reabilitação da Ictiofauna (Cepric) será o primeiro “Word Class Aquarium” do Brasil, ou seja, o primeiro aquário do País que obedece a padrões internacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário