Divulgação de acontecimentos culturais, na cidade de Campo Grande MS, e Estado, shows,teatro,cinemas.
segunda-feira, 7 de abril de 2008
Cuba e Brasil unidos na voz de Omara e Maria Bethânia
Martha Mendonça
Enquanto países da América do Sul vivem pequenos conflitos diplomáticos, um grande encontro artístico acontece no continente latino-americano: CD e shows de Maria Bethânia, uma das maiores intérpretes brasileiras, com Omara Portuondo, considerada a maior cantora cubana da atualidade. As duas lançaram um disco que leva seus nomes e traz 13 canções populares dos dois países, algumas delas cantadas em dupla. Bethânia e Omara agora estão fazendo shows pelo Brasil. As temporadas de Rio e São Paulo lotaram o Canecão e a Via Funchal. Neste fim de semana se apresentaram em Belo Horizonte, no Palácio das Artes, onde houve a gravação de um DVD. No repertório, boleros e cantigas de amor são misturados a clássicos populares do cancioneiro dos dois países - que elas acreditam ter muito em comum.
. Bethânia canta clássicos como Havana-me, de Joyce e Paulo César Pinheiro, e A Bahia Te Espera, de Herivelto Martins
. Omara ataca de Dos Gardênia, de Isolino Carrillo, e Veinte Años, de Maria Tereza Vera. Mas a performance em dupla supera os solos. A começar por Cio da Terra, de Milton Nascimento, que na voz das duas ganha uma versão de arrepiar. O mesmo com Gente Humilde, de Garoto e Vinicius de Moraes. O povo de quem se fala parece ser tanto de Cuba quanto do Brasil. Há ainda a "música de trabalho" do disco, Só Vendo que Beleza (Marambaia), de Rubens Campos e Henricão - uma canção que parecia ter ficado definitiva na voz de Elis Regina, mas que a dupla reinventou com louvor. O espetáculo chega ao clímax com O que Será, de Chico Buarque - uma letra difícil, que Omara se esforça para cantar em português.
O relacionamento de Omara e Bethânia começou Há mais de dez anos a cubana viu a brasileira num festival em Cuba. Comprou todos os seus discos, virou fã. Depois de se tornar famosa com o filme Buena Vista Social Club (1996), de Wim Werders, Omara seguiu em turnê mundial, passando pelo Brasil. Pediu para ser apresentada à Bethânia, iniciando uma amizade , a turnê segue pelo resto do país, depois Chile, Argentina, Portugal e França.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário