Foto: GIUSEPPE CACACE / AFP
A última corrida da temporada começou com três pilotos ainda na disputa pelo título. Neste domingo, porém, foi Lando Norris quem garantiu o Campeonato Mundial ao confirmar o resultado necessário no GP de Abu Dhabi, no circuito de Yas Marina. Assim, chega ao fim mais um ano da Fórmula 1.
Max Verstappen, também candidato ao título, venceu a prova, mas não conseguiu somar pontos suficientes para superar o piloto da McLaren na classificação final. Oscar Piastri, companheiro de Norris, terminou em segundo lugar e também não conseguiu ultrapassar o britânico no Mundial.
Para ser campeão, Lando Norris precisava apenas de um terceiro lugar e entregou exatamente o que precisava para conquistar seu primeiro título na categoria.
A corrida
Verstappen manteve a primeira posição na largada. Leclerc saiu muito bem e chegou a ameaçar Norris, enquanto Russell não teve um bom início e perdeu posições, caindo para o sexto lugar. Gabriel Bortoletto chegou a ser ultrapassado por Hadjar, mas retomou o sétimo posto. Ainda na primeira volta, Oscar Piastri conseguiu superar Norris e assumir a segunda colocação.
Na volta 17, Norris realizou seu pit stop e retornou em nono. O britânico iniciou uma rápida recuperação, ultrapassando Antonelli, Sainz, Lawson e Stroll sem grandes dificuldades. Ocon parou nos boxes, rendendo mais uma posição ao piloto da McLaren. Em seguida, Norris alcançou Tsunoda e fez a ultrapassagem por dentro. O japonês foi punido com cinco segundos por jogar o britânico para fora da pista, punição que gerou forte irritação no rádio.
Após sua parada, Bortoletto voltou em 15º, ganhou terreno com boas ultrapassagens e chegou a entrar novamente na zona de pontuação, em oitavo. No entanto, perdeu rendimento no stint final e terminou a prova em 12º.
Verstappen, por sua vez, fez uma corrida dominante e garantiu a vitória sem grandes ameaças.
Veja como ficou o grid final do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1
Max Verstappen (Red Bull)
Oscar Piastri (McLaren)
Lando Norris (McLaren)
Charles Leclerc (Ferrari)
George Russell (Mercedes)
Fernando Alonso (Aston Martin)
Esteban Ocon (Haas)
Lewis Hamilton (Ferrari)
Oliver Bearman (Haas)
Nico Hulkenberg (Kick Sauber)
Lance Stroll (Aston Martin)
Gabriel Bortoleto (Kick Sauber)
Carlos Sains (Williams)
Yuki Tsunoda (Red Bull)
Kimi Antonelli (Mercedes)
Alexander Albon (Williams)
Isack Hadjar (Racing Bulls)
Liam Lawson (Racing Bulls)
Pierre Gasly (Alpine)
Franco Colapinto (Alpine)

Nenhum comentário:
Postar um comentário