(Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)
O Corinthians encara seu último compromisso pelo Campeonato Brasileiro de 2025 neste domingo. O Timão fechará sua campanha contra o já rebaixado Juventude, a partir das 16h (de Brasília), na Neo Química Arena. Todos os jogos da 38ª rodada serão disputados simultaneamente.
O Alvinegro chega à última rodada na décima posição, com 46 pontos, e já não briga por mais nada no torneio. Em função disso e da proximidade com as semifinais da Copa do Brasil, a tendência é que o técnico Dorival Júnior repita o feito do jogo contra o Fortaleza e mande a campo um time misto ou — até mesmo completamente reserva — para enfrentar o Juventude.
Diante deste cenário, o Corinthians tem diversos jogadores menos badalados que podem aproveitar a oportunidade e voltar a dar uma resposta diante do Juventude. Alguns, quem sabe, podem até mesmo se credenciar à titularidade para os dois jogos contra o Cruzeiro, rival da equipe alvinegra na semifinal da Copa do Brasil.
Contra o Fortaleza, o Timão teve a seguinte escalação: Hugo Souza; Cacá, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Maycon, André, Breno Bidon e Vitinho; Dieguinho e Gui Negão. A expectativa, portanto, é que pelo menos alguns destes nomes estejam em campo novamente contra o Juventude.
Candidatos à titularidade
Apesar da grande concorrência em todos os setores do campo, alguns jogadores do Corinthians vêm se destacando nas últimas partidas e podem ser fortes candidatos à titularidade na semifinal da Copa do Brasil. Três fortes exemplos são os atletas que chamaram a responsabilidade contra o Fortaleza: Vitinho, Dieguinho e André.
Vitinho e André participaram diretamente do único gol do Timão no jogo - o atacante com a assistência e o o volante com a finalização para as redes. Já Dieguinho passou em branco no marcador, mas novamente deixou boa impressão com o desempenho como titular no Castelão.
Os três jogadores já vinham de bons jogos pelo Corinthians. Vitinho, por exemplo, deu a assistência para o gol de empate do time contra o Botafogo. André, por sua vez, voltou recentemente de lesão e foi muito elogiado pelo técnico Dorival Júnior após a partida contra o Fortaleza. Já Dieguinho ultrapassou Kayke na hierarquia e se consolidou como opção no ataque em meio à ausência de Memphis Depay.
Os três são jogadores que têm aproveitado cada minuto das oportunidades recebidas e ganhado destaque no Corinthians. Mas ainda que acabem não sendo titulares contra o Cruzeiro, certamente serão opções confiáveis para a comissão técnica no segundo tempo.
Vale lembrar que, apesar do otimismo do Corinthians, o trio GYM ainda é dúvida para a semifinal da Copa do Brasil — pelo menos para o jogo de ida. Yuri Alberto e Rodrigo Garro ainda se recuperam de suas respectivas lesões. Já Memphis é presença quase certa, uma vez que está no processo de transição física.
Outros tentam retomar espaço
Outros jogadores, por sua vez, podem tentar aproveitar a chance contra o Juventude para se recolocar na briga por espaço no Corinthians, seja nesta reta final de temporada ou já pensando em 2026. São os casos de José Martínez, Charles, Cacá, André Ramalho e Félix Torres.
José Martínez vem de uma série de episódios polêmicos neste fim de ano e perdeu prestígio no Corinthians. O venezuelano chegou a faltar em seis treinos da equipe em meados de outubro e foi punido com multa. Ele também não foi relacionado para os jogos contra Santos e Atlético-MG. Posteriormente, o volante chegou a ser expulso duas vezes em 18 dias, sendo novamente multado pela diretoria. Agora, ele busca retomar a confiança de Dorival.
Já o volante Charles não jogou os últimos três jogos do Timão. Contra Cruzeiro e Botafogo, ficou no banco. Contra o Fortaleza, por sua vez, ele não esteve à disposição devido a uma punição do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). O volante deve atuar contra o Juventude e busca mostrar seu valor para a comissão técnica, já que teve pouquíssimos minutos no conjunto dos últimos cinco jogos que disputou.
Os zagueiros Cacá e André Ramalho, por outro lado, tem atuado em funções distintas. O camisa 25 precisou substituir Matheuzinho, suspenso, e jogou como lateral direito no duelo contra o Fortaleza. O cenário pode se repetir neste domingo, uma vez que Matheuzinho pode ser poupado, mas Charles também é opção. Já Ramalho disputa uma vaga no time titular com João Pedro Tchoca, que se consolidou com Dorival formando dupla com Gustavo Henrique.
Por fim, Félix Torres tem situação distinta de todos os demais nomes mencionados acima. O equatoriano não entra em campo desde o dia 27 de agosto, quando atuou por 24 minutos na vitória por 1 a 0 sobre o Athletico-PR, pelas quartas de final da Copa do Brasil. O zagueiro, portanto, tenta reencontrar espaço na defesa alvinegra.
Próximos jogos do Corinthians
Corinthians x Juventude (38ª rodada do Campeonato Brasileiro)
Data e horário: 07/12 (domingo), às 16h (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Cruzeiro x Corinthians (jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil)
Data e horário: 10/12 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

Nenhum comentário:
Postar um comentário