O abono salarial PIS/PASEP é um suporte essencial para milhões de trabalhadores brasileiros, atuando como uma ferramenta de redistribuição de renda e reforço econômico vital. Responsável por inserir recursos diretamente nas mãos de quem realmente precisa, este benefício tem relevância indiscutível no cotidiano dos beneficiados.
Implementado com a intenção de auxiliar tanto servidores públicos quanto empregados do setor privado, o abono salarial é equivalente a um 14º salário. Ele é concedido anualmente, dependendo do cumprimento de alguns critérios fundamentais estabelecidos pelo governo.
A Caixa Econômica e o Banco do Brasil já iniciaram os pagamentos referente ao ano-base 2022. O próximo grupo a receber são os nascidos nos meses de julho e agosto (veja tabela abaixo) que recebem no próximo dia 17, ou seja, já na próxima segunda-feira.
O que é o Abono Salarial PIS/PASEP?
O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) são iniciativas criadas para promover a integração do trabalhador na vida e no desenvolvimento das empresas. Os trabalhadores que preencherem os requisitos necessários, como o tempo mínimo de cadastro e dias trabalhados, recebem o benefício.
O abono salarial PIS/PASEP não somente contribui para o bem-estar dos trabalhadores brasileiros, como também promove a igualdade e a justiça social, sendo um componente vital para o crescimento econômico sustentável do Brasil.
Como consultar o PIS 2024?
Consultar o PIS (Programa de Integração Social) pode ser feito de várias maneiras. Aqui estão algumas opções:
Aplicativo Meu INSS - Acesse a seção “Meu Cadastro” para ver seu número do PIS.
Aplicativo Caixa Trabalhador - Faça login ou cadastre-se.
Cartão Cidadão
Aplicativo Carteira de Trabalho
Agências da Caixa Econômica Federal - Leve um documento de identificação com foto (RG, CPF ou CNH) e solicite a consulta.
Telefone - Ligue para a Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal pelo número 0800 726 0207.
Calendário PIS/PASEP 2024:
Para 2024, os pagamentos do abono salarial serão realizados conforme um calendário estruturado, anunciado pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal.
Esse planejamento visa simplificar e agilizar o processo tanto para o poder público quanto para os trabalhadores.
Nascidos em janeiro – 15 de fevereiro
Nascidos em fevereiro – 15 de março
Nascidos em março – 15 de abril
Nascidos em abril – 15 de abril
Nascidos em maio – 15 de maio
Nascidos em junho – 15 de maio
Nascidos em julho – 17 de junho
Nascidos em agosto – 17 de junho
Nascidos em setembro – 15 de julho
Nascidos em outubro – 15 de julho
Nascidos em novembro – 15 de agosto
Nascidos em dezembro – 15 de agosto
Jornal Contábil
Nenhum comentário:
Postar um comentário