O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Fortaleza na tarde desta sexta-feira, dia 19 de janeiro, para assinar o decreto que cria oficialmente o campus do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) em Fortaleza. O vestibular do ITA é um dos mais difíceis do país, e os alunos cearenses são destaque na escola de ensino superior, com cerca de 30% dos aprovados.
"Nós trouxemos o ITA para cá em gratidão ao Ceará. A decisão é uma dívida de gratidão pelo que vocês fizeram, e pelo que vocês dizem a nós brasileiros sobre o que pode ser feito na educação deste país, mesmo sendo um estado não muito rico", declarou o presidente.
Conforme O ministro da educação, o cearense Camilo Santana, o ITA em Fortaleza vai oferecer dois cursos: engenharia de energias e energia de sistema. "São cursos diferentes dos ofertados em São Paulo para não haver concorrência", explicou o ministro.
"É uma forma de reconhecer que, historicamente, 30% dos aprovados no vestibular do ITA ou são cearenses, ou fizeram curso aqui no Ceará", afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana.
Serão 50 vagas, 25 em cada curso, e o primeiro vestibular ocorre ainda neste ano. As aulas ocorrerão na Base Aérea de Fortaleza, que terá investimento de R$ 50 milhões em infraestrutura, para abrigar novas salas. A unidade terá o mesmo padrão do campus de São Paulo, conforme Camilo Santana.
No discurso, o presidente falou ainda que pretende viajar o país, com o ministro Camilo Santana, para reforçar a necessidade de escolas em tempo integral.
"Nós precisamos despertar essa escola do ensino integral onde o Ceará é o estado mais avançado do Brasil. Não é só importante por conta do aluno ficar o dia inteiro aprendendo. É importante também porque você está tirando a meninada da rua que fica a mercê do crime organizado, da droga, da bandidagem. É proteger a criança para que a mãe possa ter mais facilidade de trabalhar e voltar tranquila para casa", declarou o presidente
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário