Foto: Reprodução / Serviço Geológico dos EUA via Agência Brasil
Abalo sísmico teve 6,6 graus na Escala Richter, segundo Serviço Geológico dos EUA
A região da Amazônia registrou neste sábado (20) o maior tremor de terra da história do Brasil. O abalo sísmico atingiu 6,6 graus na Escala Richter, segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos divulgadas pela Agência Brasil.
O terremoto ocorreu às 16h31 no horário local (18h31, no horário de Brasília) e foi sentido nos estados do Acre e Amazonas.
A instituição americana informou, inicialmente, que o terremoto teria ocorrido próximo a Tarauacá (AC). Posteriormente, no entanto, coordenadas exatas do tremor apontaram para uma área isolada em Ipixuna (AM).
Até o momento não foram registrados danos causados pelo tremor, que ocorreu a 614,5 quilômetros de profundidade, de acordo com os geólogos americanos. A distância permite a dissipação da energia, fazendo com que o terremoto não seja sentido pela população.
O tremor também foi registrado pelo Centro de Redes de Terremotos da China, que também mediu a intensidade em 6,6 graus na Escala Richter. O órgão, no entanto, apontou para uma maior profundidade, cerca de 630 quilômetros.
Até ontem, o maior abalo sísmico da história do Brasil havia ocorrido em junho de 2022, em Tarauacá, no noroeste do Acre, com uma intensidade de 6,5 graus na Escala Richter. A região está próxima da Cordilheira dos Andes, uma das zonas de maior atividade sísmica no planeta.
Por O Globo — Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário