quinta-feira, 25 de março de 2021

Chuva mantém transtorno para soja no Mato Grosso

 


Os volumes de chuva alcançaram aproximadamente 10 mm/dia de média
Por:  -Eliza Maliszewski


As chuvas seguem influenciando a colheita da safra de soja no Mato Grosso. Segundo o sistema Aproclima/TempoCampo na última semana os acumulados ultrapassaram 66mm e em algumas regiões choveu ainda mais. No noroeste, centro-sul e oeste, os volumes alcançaram 74,00 mm, 71,28 mm e 71,04 mm, respectivamente. 



Os trabalhos no campo avançaram em 1,19 milhão de hectares, ficando em uma média de 97% da colheita concluída e alcança a mesma média da safra 2019/20. Segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) faltam colher 0,85 milhão de hectares.  O Estado plantou 10,30 milhões de hectares de soja nesta temporada.


Os volumes de chuva alcançaram aproximadamente 10 mm/dia de média. Com a alta umidade continuou predominando nas cargas que chegaram aos centros de recebimento de grãos, foram notados mais descontos ao sojicultor. Os prejuízos calculados até o momento pelo Imea somam R$ 1,3 bilhão.


Porém, o que mais preocupa o produtor neste momento é a finalização da semeadura do milho e as perspectivas climáticas para os próximos dois meses, que não estão muito boas. Na semana o trabalho de plantio de milho atingiu 97,5%. No ano passado 100% das áreas estavam concluídas. 

Nenhum comentário: