sexta-feira, 17 de julho de 2020

Proprietária de fazenda é autuada em R$ 15,6 mil por desmatamento ilegal de vegetação nativa

                                            Foto:PMA
Na tarde desta quinta-feira (16), policiais militares ambientais de Bela Vista realizavam fiscalização em uma fazenda quando localizaram um desmatamento ilegal em área protegida de matas ciliares de um córrego e também na área fora de proteção especial no município de Caracol, a 45 km da cidade.

Conforme informações policiais, a supressão ilegal de uma área de 32 hectares de vegetação nativa de cerrado fora de área de proteção especial também adentrou a 0,92 hectares dentro de área protegida de mata ciliar de um córrego que corta a propriedade. Foi constatado que o desmatamento ocorreu há algum tempo e, através de imagem de satélites, foi verificado que a região já estava com plantio de pastagem.

Para a caracterização da área desmatada foi utilizado drone e aparelho de GPS para localização e aferição. De acordo com a PMA, verificou-se que parte da madeira proveniente da vegetação desmatada ilegalmente encontrava-se em meio à pastagem. As atividades foram interditadas.

A infratora, 58, residente em Dourados, foi autuada administrativamente e multada em R$ 15.600,00, multa agravada pela área ser protegida por lei. Ela também responderá por crime ambiental com pena de um a três anos de detenção. Além disso, a autuada foi notificada a apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (Prada), junto ao órgão.

Nenhum comentário: