segunda-feira, 18 de maio de 2020

Corumbá entra em estudo nacional sobre novo coronavírus

                                            Foto:Arquivo Valdenir Rezende/Correio do Estado
Pesquisa vai medir imunização da população e como vírus se propaga pelo País
Adriel Mattos

Corumbá, cidade no oeste de Mato Grosso do Sul, foi escolhida para participar de um estudo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul. A pesquisa quer medir o nível de imunização da população brasileira ao coronavírus e identificar de que forma o vírus está se propagando pelo Brasil.

A primeira etapa começou na semana passada e mais duas devem ocorrer até junho, com cerca de 250 pessoas. “O morador será sorteado, caso aceite, irá ser submetido ao teste sanguíneo e ao questionário. Caso haja algum resultado positivo, todos os moradores da casa serão testados, e comunicarão a Vigilância Municipal que tomará as medidas cabíveis”, explicou o secretário municipal de Saúde, Rogério Leite.

Essa pesquisa consiste na aplicação de um breve questionário sobre a existência de doenças preexistentes e possíveis sintomas de coronavírus nos últimos 30 dias, além da realização de um teste sanguíneo rápido que utiliza metodologia por punção digital, ou seja, uma picadinha na ponta do dedo.

Nenhum comentário: