Antena 1news
Um novo tipo de exercício visual pode retardar o desenvolvimento da presbiopia, conhecida popularmente como vista cansada. A condição consiste na perda do foco da ‘visão de perto’, atrapalhando atividades cotidianas, como a verificação de preços no mercado, e ocorre junto ao envelhecimento.
De acordo com estudo publicado no Journal of Vision, fazer exercícios de desempenho visual de forma contínua pode reduzir os sintomas do problema. O principal mecanismo utilizado baseia-se na observação de imagens, conhecidas como filtros de Gabor, em diferentes situações. Eles estimulam, de forma otimizada, a parte do cérebro responsável pela visão. Grande parte do treinamento envolve a tentativa de observar os filtros colocados entre pequenas distâncias. O espaçamento entre eles é alterado, o contraste do alvo é reduzido e as imagens são piscadas em uma tela por frações de segundo, dificultando a visualização.
Alguns especialistas são céticos quanto à eficácia do treinamento, mas várias pesquisas forneceram provas de que ele pode melhorar a acuidade visual, sensibilidade ao contraste e velocidade de leitura.
Outro estudo, publicado na revista Nature, também examinou funções do prórprio olho e descobriu que nenhuma dessas melhorias se deram por conta de alterações oculares, mas sim do cérebro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário