O Museu de Arte Contemporânea (Marco), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, participa, entre os dias 19 e 22 de maio, da 13ª Semana de Museus com atividades oferecidas para as escolas. A Semana é realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura.
A Semana de Museus, ação de promoção permanente do Ibram, congrega atividades diversas dos museus brasileiros no primeiro semestre de cada ano, marcando o Dia Internacional de Museus (18 de maio). Em comemoração a esta data, instituições museológicas de todo o País realizam programações especiais voltadas em torno do tema escolhido anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) para comemorar o evento.
Neste ano, o enfoque será “Museus para uma sociedade sustentável”. Segundo o Icom, um dos desafios contemporâneos mais importantes, compartilhado por pessoas em todo o mundo, é adaptar-se às novas formas de vida e desenvolvimento dentro dos limites da natureza e, para isso, novas formas de pensamento e ação são necessárias na transição para uma sociedade sustentável.
“Ser sustentável é promover ações que têm por objetivo minimizar os impactos que nós causamos no planeta e desta forma os museus exercem papel importante em temas dessa natureza por contribuir para
Nenhum comentário:
Postar um comentário