g
A Volkswagen, ao menos fora do mercado brasileiro, possui algumas das opções de motor e transmissão mais avançadas de toda indústria automobilística mundial. Tais recursos, desenvolvidos principalmente em parceria com a Audi (a marca dos quatro anéis pertence ao Grupo VW), prometem ficar ainda mais modernos.
Martin Winterkorn, CEO da VW, antecipou durante o Simpósio de Tecnologia de Viena, na Áustria, que a montadora está desenvolvendo uma nova transmissão automatizada com 10 marchas e dupla embreagem e um motor a diesel que promete ser o mais avançado do mundo.
Segundo o executivo, o câmbio, que será uma evolução do atual DSG, terá uma relação de até 10:1. Ou seja, cada giro do motor será multiplicado em até 10 vezes pelo câmbio na transmissão de força para as rodas. Isso permitirá ao carro ser mais eficiente no consumo de combustível, uma vez que seu conjunto mecânico terá mais opções de funcionamento.
Já o motor a diesel que a empresa prepara promete ser dos mais eficientes e versáteis. Segundo Winterkorn, o propulsor será capaz de desenvolver 134 cavalos de potência por litro de cilindrada do motor. Para chegar a esse número, a fonte contará com sistemas de injeção de combustível mais avançados, comando variável de válvulas e tecnologias de sobrealimentação, como turbocompressor ou compressor mecânico (supercharged).
A VW, porém, ainda não revelou quando esses novos recursos chegarão aos carros de linha, mas a imprensa europeia já faz suas apostas. Especula-se que a Audi vai começar a testar essas tecnologias no carro de corrida R10 e-tron, com motorização híbrida já no próximo ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário