segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

FCMS realiza a mostra Efeito hip Hop na Concha Acústica

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), realiza no próximo dia 10, a “Mostra Efeito Hip Hop”, às 19h, na Concha Acústica Helena Meirelles, no Parque das Nações Indígenas. O evento apresenta ao público o resultado de um circuito dessa modalidade de dança executado por 4 meses em nove municípios do interior.



“Para a Mostra, teremos como convidados, grupos de dança de rua renomados nonosso estado, com a ideia de estimular e contribuir com o processo de aprendizado dos alunos através da apreciação”, explicou a coordenadora do Núcleo de Dança da FCMS, Júlia Aissa. Irão participar do evento como convidados especiais a Cia Dançurbana, Estúdio Funk-se, Sintonia de Rua e Grupo Baraque Street Arte - 1º colocado do MS Street Dance Fest 2011.

O projeto “Efeito Hip Hop” deu continuidade ao antigo projeto “Conexão Rua em Dança”, que capacitava um instrutor de dança de rua em municípios onde não havia grupos de dança formados. Nove cidades de Mato Grosso do Sul receberam a iniciativa destinada a bailarinos iniciantes e grupos amadores já existentes, para aproximar, valorizar e estimular as iniciativas ligadas ao movimento Hip Hop, por meio da dança e com o foco na organização burocrática para uma formalização profissional.

Três profissionais da dança foram selecionados por edital: Marcos Mattos, Edson Clair e Kleber Leonn e mais nove assistentes. Foram ministradas oficinas teóricas de história da dança de rua e organização burocrática dos grupos (orientação para elaboração de currículos, portfólios, ofícios, levantamento dos locais de apresentação e dos editais de eventos e financiamento). As aulas práticas direcionaram os aprendizes na concepção de criação, criação coletiva e cuidado estético (trilha sonora, figurino e intenção de movimento).

Segundo o presidente da FCMS, Américo Calheiros, o projeto facilitou o acesso da juventude à dança como forma de expressão, e também, estimulou a criação de grupos de dança de rua no interior do Estado. “Além de ser uma meta do Estado acreditamos no potencial da dança como arte transformadora de vidas”, afirmou.

O “Efeito Hip Hop” visitou Aparecida do Taboado, Naviraí, Bonito, Três Lagoas, Corguinho, Aral Moreira, Paraníba, Coxim e Sonora. Cerca de 270 jovens entre 9 e 18 anos foram atendidos.“Observamos que o envolvimento dos municípios refletiram diretamente no desenvolvimento do projeto, nossa preocupação agora é a continuidade. Sabemos da importância da continuação para o aperfeiçoamento, como também, o fortalecimento dos grupos e da dança de rua nas cidades do interior. Para isso foram elaborados formulários de avaliação para os professores, alunos e técnicos dos municípios responderem e assim participarem diretamente no planejamento e no aprimoramento do projeto para o ano que vem”, finaliza Júlia.

Mais informações podem ser obtidas no Núcleo da Dança da FCMS com Júlia Aissa pelo telefone (67) 3316-9169.

Orquestra de violões apresenta show no Prosa

No dia 10 de dezembro, sábado, o Teatro Prosa, do SESC Horto, terá apresentação da Orquestra de Violões de Campo Grande, que desta vez leva o tema Horizontes Hispânicos, Embrujos de España e Conrado Gmeiner. A apresentação faz parte da programação do Concertos SESC, integrante do Sistema Fecomércio MS.

A apresentação começa às 20 horas e promete envolver o público em uma atmosfera criada para que os ouvintes se sintam no País da Península Ibérica. Para isso, a Orquestra de Violões de Campo Grande oferece ao público o que há de melhor a ser tocado ao violão e coloca os ouvintes em contato com os estilos popular e erudito, desenvolvidos em diversos períodos da história da música.

A orquestra integra novos músicos e a música de concerto à comunidade, contribuindo para o reconhecimento, produção e memorial da arte musical sul-mato-grossense.

Serviço: Os ingressos para o concerto saem por R$ 7,00 para comerciários, dependentes, estudantes e terceira idade e R$ 14,00 para usuários. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3357-1200.

Arte e Cores no Paço tem exposição com tema natalino

Na edição do mês de dezembro, o projeto Arte e Cores no Paço contempla as obras do artista Jairo Ostemberg.

A abertura da exposição aconteceu hoje, no gabinete do prefeito Nelson Trad Filho(PMDB). O objetivo do projeto, realizado pela prefeitura de Campo Grande por meio da Fundac (Fundação Municipal de Cultura), é divulgar e valorizar os talentos e a arte da região de Mato Grosso do Sul, oferecendo o espaço do gabinete a um artista por mês.

O artista plástico Jairo Ostemberg é natural de Rondonópolis, no Mato Grosso, mas, é morador de Mato Grosso do Sul há 26 anos. Ele têm em seu currículo várias exposições e premiações no Brasil e no exterior.

Neste final de ano, o artista aceitou o desafio proposto e compõe sua exposição abordando o tema natalino. Com suas pinceladas precisas, expressões singelas e cheias de vida, nos transmite toda a beleza desta comemoração universal.

“Existe a necessidade de se procurar o foco certo, o que é realmente prioridade em nossa vida. Então algumas obras expostas trazem a tona discussões sobre justiça e igualdade. Ajuste seu foco”, afirma Jairo.

Àlbum 21 de Adele é o mais vendido do século

DA EFE

O álbum 21, o último da cantora Adele, é o mais vendido deste século no Reino Unido, informou nesta segunda-feira a Official Charts Company, empresa que elabora a lista dos discos mais vendidos do país.

Adele, que lançou seu segundo álbum no começo do ano, vendeu 3,4 milhões de cópias, superando Back to Black da cantora britânica Amy Winehouse.

O disco de Amy precisou de cinco anos para alcançar os 3,3 milhões de exemplares vendidos, e mesmo assim parte do sucesso deve-se a sua morte prematura, aos 27 anos, em julho deste ano.

Desde seu lançamento, 21 ficou entre os dez discos mais vendidos e recebeu seis indicações ao Grammy na semana passada, entre elas o de melhor álbum do ano.

A cantora, que se recupera de uma cirurgia nas cordas vocais, expressou sua alegria através de seu blog: Há poucos dias recuperei a voz e agora estou estupefata

Seu primeiro álbum de estúdio, intitulado 19 foi lançado em 2008 e vendeu 4 milhões de cópias no mundo todo.

Feira Cultural Indigena é realzada em Campo Grande

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fundac), realiza a Feira Cultural Indígena nos dias 7 e 8 de dezembro, quarta e quinta-feira, das 8h às 17h30. O evento será na Praça Oshiro Takemore, que fica na Rua 7 de Setembro, em frente ao Mercado Municipal.

A feira conta com exposição de artes em cerâmica das etnias terena e kadiweu; colares das etnias terena, guarani e kaiowá; bolsas de folha de buriti, feitas por indígenas da etnia terena e acessórios variados. Além disso, estarão à venda comidas típicas da cultura indígena, como bolo de mandioca, e os produtos vendidos tradicionalmente no local, como guavira, pequi, bocaiúva, farinha e ervas medicinais.

O coordenador da feira, líder indígena da etnia terena, Adierson Venâncio Mota, afirmou que o evento traz benefícios para o índio e para toda a sociedade de Mato Grosso do Sul. “Na feira, o consumidor vai poder adquirir o artesanato ou qualquer produto direto das mãos de quem lidou com a matéria-prima, pagando um preço mais justo. E também há a inclusão dos indígenas, que vão vender o próprio trabalho na feira”, afirma o indígena.

Na ocasião, um grupo de mulheres que começaram a vender produtos indígenas no local antes mesmo de terem erguido ocas, serão homenageadas como feirantes mais antigas. São elas: Elvira Pedro, Iracema Souza Barros, Maria da silva (em memória, será representada por Armelinda Campos Manoel) e Nilda Félix Antonio.

André e Kadu lançam show na praça do radio dia 10

No próximo dia 10 de dezembro, um sábado, acontece o lançamento nacional do show da dupla André e Kadu. A dupla traz um estilo próprio sertanejo pop, além das músicas "Coladinho e 24 horas que já estão sendo as mais tocadas em todas as rádios do estado.


O show acontece a partir das 20 horas na praça do Rádio com entrada franca, além do show da dupla pop, o evento conta com participações de dj´s e terá sorteio de celulares, tablet´s e uma Moto 0KM. O evento tem a classificação livre.


André e Kadu


Amizade, Trabalho, Diverção e amor são os ingredientes que unem a jovem dupla André e Kadu, além dos bons anos de estrada em seus currículos.
André, paulista, cantor e compositor sempre atuou no cenário pop de São Paulo conquistando cada espaço percorrido. Até seu primeiro disco solo doi citado ao vivo no Domingão do Faustão pelo próprio apresentador como um cantor de grande talento e vocação.


Kadu, também paulista, cantor e compositor, já teve várias passagens por bandas conceituadas do meio musical do estado de SP. Guitarrista desde os 9, além de esbanjas talento, percorreu uma vasta estrada, levando sua música para vários estados do país.


Esse encontro deu o resultado perfeito, amor à música sertaneja, animação nos palcos, composições diferenciadas e estilo próprio.


Conhecidos pelo alto astral nos shows, a mais nova dupla André e Kadu, se juntam para fazer um projeto único.

Galvão comanda sarau no Miça no proximo dia 10

O Projeto "CULTURA ACESSIVEL A TODOS", tem como atração no dia 10 de dezembro/2011, um sábado, a partir das 21h no Miça Bar, o cantor e compositor GALVÃO & BANDA MADAH. "Faremos um SARAU com varios artistas da nossa Capital Morena", promete Galvão.

Venham se divertir nessa festa super animada...

Entrada R$ 5,00 e promoção super especial da Cerveja Itaipava 600ml por R$ 5,00.
Sorteio de varios brindes.