terça-feira, 8 de outubro de 2024

Comissão do Senado aprova por unanimidade Gabriel Galípolo para a presidência do BC; nome será avaliado pelo plenário

 


Ele foi indicado para substituir Roberto Campos Neto a partir de janeiro

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, por unanimidade, a indicação do economia Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central. Foram 26 votos a favor e nenhum contra, após mais de quatro horas de sabatina, nesta terça-feira. Galípolo ainda terá seu nome votado pelo plenário da Casa, e a expectativa é que isso ocorra ainda esta terça.


Apesar de ser o “nome de Lula”, Galípolo tem boas relações com a maioria dos parlamentares, com quem dialoga desde os tempos em que era número 2 de Fernando Haddad no Ministério da Fazenda. Por isso, a expectativa é que seu nome seja aprovado com facilidade pelo plenário. A votação é secreta.


Ele enfrentou escrutínio do Senado pela segunda vez. No ano passado, também passou com tranquilidade pela sabatina para a diretoria de Política Monetária do BC, cargo que ocupa atualmente.


Se aprovado no plenário nesta terça-feira, Galípolo vai substituir o atual presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, alvo frequente das críticas de Lula. O mandato de Campos Neto termina em 31 de dezembro.


Por 

 — Brasília

Nenhum comentário: