Foto: Agência Senado
Senadora é neta e bisneta de senadores
O marco de 200 anos de criação do Senado foi celebrado na última segunda-feira, 25/03, em sessão especial no Plenário com participação de representantes dos Três Poderes. À noite houve um concerto comemorativo com a Orquestra Bachiana Jovem Sesi-SP, regida pelo maestro João Carlos Martins.
O Senado foi criado pela primeira Constituição brasileira, outorgada em 25 de março de 1824 pelo imperador Dom Pedro I. A líder do PP, senadora Tereza Cristina (MS), participou da sessão solene, deu entrevistas e gravou um vídeo sobre a data. Leia o que disse a senadora:
“Estamos comemorando os 200 anos do Senado Federal!
Aqui no Senado estão representados de forma igualitária todos os Estados e o Distrito Federal: todos têm direito a três senadores; não é como na Câmara, onde os Estados mais populosos têm muito mais deputados.
Ou seja: o Senado é uma casa que traz equilíbrio para o país, que age para diminuir as desigualdades regionais e melhorar a vida de brasileiros de norte a sul.
Nesse momento em que olhamos para o passado, lembro do meu avô e bisavô, que tiveram dois mandatos no Senado, e foram também, por duas vezes, governadores do então estado uno do Mato Grosso.
Coube a uma mulher da família dar continuidade à tradição de atuar na política, preservando os ideais liberais, progressistas e de austeridade pública.
Aprendi que, em política, saber ouvir, refletir, negociar e agir no momento oportuno é tudo.
Hoje somos 15 aguerridas senadoras. Ocupamos apenas 20% das cadeiras, apesar de sermos a maioria do eleitorado. Sou a única mulher líder de partido, o PP, no Senado.
E temos de lembrar que a primeira senadora assumiu apenas em 1979 – quando o Senado já contava 155 anos.
Hoje somos uma Casa democrática, que espelha a imensa diversidade da nossa população. E é assim que deve ser.
Na oposição responsável, trabalho para dar respostas aos problemas reais que preocupam a nossa população no seu dia a dia.
E para aprovar políticas públicas que levem o Brasil a desenvolver todo o seu imenso potencial agroambiental.
Defendo ainda que a gente exerça ao máximo o nosso poder de legislar. Legislar para buscar o efetivo equilíbrio entre os Poderes.
E para alcançar o consenso que garanta a prosperidade da nossa nação. Esse é o meu compromisso! Muito obrigada, sempre, pela confiança.”
Com informações da Agência Senado
Nenhum comentário:
Postar um comentário