segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Biotecnologia é aliada contra mudança climática

 

                                                 Pixabay


O especialista destaca que bactérias tolerantes à seca beneficiam as plantas sob estresse hídrico


O relatório do Estado Global do Clima 2023, da Organização Meteorológica Mundial (OMM), aponta que a temperatura média da superfície global excedeu em 1,4°C a média histórica até novembro, tornando 2023 o ano mais quente em 174 anos de registros meteorológicos. O Brasil também enfrenta essa tendência. Além disso, a previsão de persistência do fenômeno climático El Niño até abril de 2024 aumenta as temperaturas, exigindo precauções especiais dos produtores diante do potencial impacto significativo nas próximas safras.



Não há como medir forças com a natureza, entretanto, existem alternativas para que os produtores, pelo menos, consigam reduzir os impactos desse cenário. “A biotecnologia vai ajudar a atenuar o efeito dos fatores abióticos, seja por fortes ondas calor causando estresse hídrico, ou por excesso de chuvas. A falta de água influencia no desenvolvimento vegetativo e o excesso de chuvas podem acarretar o aumento de doenças fúngicas do solo, mas ambas as situações podem ter seus efeitos minimizados através da utilização de fungos e bactérias benéficos”, diz o engenheiro agrônomo, Danilo Cunha Tornisiello, coordenador de pesquisa, desenvolvimento e inovação na Superbac.


O especialista destaca que bactérias tolerantes à seca beneficiam as plantas sob estresse hídrico, produzindo exopolissacarídeos que hidratam as raízes, melhorando sua capacidade de enfrentar a falta de água. Em situações de excesso de chuva e surgimento de doenças fúngicas, as bactérias e fungos desenvolvem substâncias como antibióticos e enzimas para combater patógenos. 


Adicionalmente, as bactérias induzem resistência sistêmica nas plantas por meio da produção de ácido salicílico e ácido jasmônico. Como medida preventiva, o engenheiro agrônomo sugere o manejo do solo para construir um perfil físico, químico e biológico, reforçando a resistência das plantas ao estresse.

Nenhum comentário: