quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Herói Vicente tem desejo em concorrer à presidência do Corinthians, mas candidatura é improvável

 


Herói Vicente, que era diretor jurídico do Corinthians até meio do ano, tem o desejo de se candidatar à presidência do clube. Porém, neste momento, a candidatura do advogado para a eleição de novembro é improvável, devido a alguns fatores.


A reportagem da Gazeta Esportiva entrou em contato com Herói, que admitiu o interesse em disputar o pleito e afirmou que "uma terceira via que aglutine propostas e pessoas dispostas a mudar os rumos do clube não pode ser descartada". No entanto, o fato da eleição acontecer em dois meses é um empecilho para sua candidatura, já que pode faltar tempo e mobilização para superar André Negão (Situação) e Augusto Melo (Oposição).


Herói integra a Chapa 21 (Liberdade Corinthiana) e fez oposição à chapa Renovação e Transparência nos últimos anos. Ele foi responsável por liderar o pedido de afastamento de Andrés Sanchez da presidência do Corinthians na Justiça, em junho de 2020.


A nomeação de Herói ao cargo de diretor jurídico, aliás, gerou atritos políticos a Duilio Monteiro Alves, que, mesmo assim, bancou o advogado e deu a ele, como principal missão, a responsabilidade de liderar a criação do setor de compliance, hoje definitivamente instaurado no Corinthians.


Advogado especialista em processo civil e direito desportivo, Herói garantiu que o foco da Chapa 21, neste momento, é atuar no "âmbito do Conselho Deliberativo e buscar assentos por lá" para o próximo triênio. "O importante é explicitar que somos contrários ao continuísmo e a imposição de posições arbitrárias de quaisquer candidatos", comentou o ex-diretor jurídico.


Encontro da Chapa 21

No último sábado, integrantes da Liberdade Corinthiana se encontraram no Parque São Jorge e reuniram centenas de sócios. Ficou definido previamente que nenhum candidato seria convidado, pois a Chapa 21 se classifica como independente, já que disputa vagas para o Conselho Deliberativo e, dentre outras coisas, tem a função de julgar as contas do mandatário do clube.


Sendo assim, segundo Herói, em contato com a reportagem, a Chapa 21 não apoia nenhum candidato tendo em vista esse cenário atual.


Lado da Situação

A Gazeta Esportiva entrou em contato com pessoas próximas a André Negão para entender como a Situação enxerga uma possível candidatura de Herói. Na visão das pessoas ouvidas, este cenário traria maior prejuízo para Augusto Melo, já que votos que iriam para o nome da Oposição se transfeririam para Herói.


Além disso, a reportagem apurou que alguns nomes influentes da Chapa 21 declararam apoio a André Negão para a eleição presidencial, por mais que o posicionamento oficial da Liberdade Corinthiana seja de neutralidade. Isso tranquiliza a Situação.


Lado da Oposição

Ao entrar em contato com a assessoria de Augusto Melo, a reportagem recebeu um posicionamento oficial do lado da Oposição a respeito de uma possível candidatura de Herói.


"Uma eleição democrática é o que a frente ampla de Oposição mais tem defendido no Corinthians. Portanto, qualquer um que cumpra as exigências estatutárias pode concorrer. O fato de a situação já ter lançado uma candidatura não impede que o grupo do Andrés tenha outro nome na disputa, especialmente alguém tão ligado à administração atual, na qual foi diretor jurídico. Afinal, é importante que o atual presidente Duílio também tenha um representante seu na campanha".


Cenário atual

Neste momento, André Negão possui o apoio oficial de três chapas: 10 (Renovação e Transparência), 26 (26 Associativo) e 11 (Fiéis Mosqueteiros). O grupo da Situação também está próximo de se acertar com as chapas 15 (Tradição Corinthiana), 22 (Preto no Branco) e 33 (Corinthians com Respeito).


Já Augusto Melo tem o apoio de sete chapas: 05 (Paixão Corinthiana), 30 (Corinthians Mais Forte), 77 (São Jorge 77), 82 (Reconstruir), 83 (Valores 83), 90 (Oficial 90) e 95 (Arquibancada 95).



Gazeta Esportiva

Nenhum comentário: