quarta-feira, 26 de julho de 2023

Restaurantes e redes de fast-food retiram tomate do cardápio

 

                                                           Divulgação

Muitos restaurantes indianos estão reduzindo o consumo de tomate
Por:  -Seane Lennon

Muitos restaurantes indianos estão reduzindo o consumo de tomate em seus pratos populares e as empresas de consumo estão aumentando a produção de purês mais baratos que estão saindo das prateleiras, depois que os preços subiram mais de 500%. Usado amplamente na culinária indiana, os preços do tomate atingiram recordes nas últimas semanas, pois as chuvas de monção interromperam o abastecimento em um momento em que a produção sazonal é tipicamente baixa, forçando o governo a organizar vans móveis para vendas subsidiadas.



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Muitos McDonald's e Subway retiraram tomates de seus itens de menu, citando problemas de qualidade, mas os preços mais altos dos alimentos estão tendo um impacto mais amplo em todo o setor, enquanto empurram os números da inflação acima da meta de médio prazo do banco central. Os consumidores, que já lutam com o aumento do custo de vida, estão desesperados por opções mais baratas.


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A varejista de leite e vegetais Mother Dairy registrou um salto de 300% nas vendas de purê de tomate nos últimos 15 dias em Nova Délhi, disse um porta-voz. A gigante indiana de consumo Dabur (DABU.NS) disse que aumentou a produção de purê para atender à crescente demanda.


As vendas de purê no site de compras on-line da Tata, BigBasket, aumentaram 175% no início de julho, com o executivo sênior Seshu Kumar dizendo que os clientes que antes compravam uma média de 1 kg de tomates frescos por pedido estavam comprando metade disso. A Amazon disse que a demanda por purê de tomate em sua plataforma aumentou cinco vezes no mês passado, enquanto as vendas de ketchup aumentaram 30%.


Os pacotes de purê normalmente contêm cerca de 40% de pasta de tomate e o restante de água e custam 130 rúpias/kg. Os preços do tomate na quarta-feira em Nova Deli foram de 199 rúpias/kg, de cerca de 30 rúpias em abril. Os preços do purê até agora não mudaram. "Com os preços acima de 100 rúpias indianas (US$ 1,22), tentei experimentar o ketchup de tomate para molhos indianos... Nem todos na família gostaram", disse Pravieen Sridhar, de 34 anos, que dirige uma lavanderia em Chennai.


Os dados do Google Trends mostram que o número de pesquisas online pelos termos "purê de tomate" e "preço do purê de tomate por 1kg" nas últimas semanas na Índia foi o mais alto dos últimos cinco anos.


Danos nas colheitas e problemas de transporte devido às chuvas também levaram a um aumento nos preços de outros vegetais. O aumento dos preços dos alimentos acelerou a taxa anual de inflação no varejo da Índia em junho para 4,81%, interrompendo quatro meses de flexibilização e alimentando as apostas de que o banco central manterá as taxas de juros altas até meados de 2024.


Os vegetais são uma mercadoria politicamente sensível na Índia, onde a renda per capita média foi estimada em cerca de US$ 200 por mês em 2022-23. Os picos de preço da cebola – outro ingrediente-chave usado na culinária indiana – contribuíram para a queda de mais de um governo estadual no passado.


Os vendedores de alimentos grandes e pequenos estão lutando contra os altos preços do tomate.


Em um distrito comercial de Nova Délhi, Birju, que vende comida de rua barata de pão e ervilha que normalmente vem com tomates, disse que agora usa o item caro apenas como guarnição e apenas quando as pessoas o pressionam. "Os clientes entendem que não estou usando porque não aumentei os preços", disse ele, apontando para um único pedaço de tomate em seu carrinho, enquanto cozinhava em uma tarde quente.


Pradeep Shetty, da Associação de Hotéis e Restaurantes da Índia Ocidental, disse que muitos estabelecimentos pararam de usar tomates frescos em saladas e estão mudando para mais purês. "Os chefs também estão tentando encontrar maneiras de trazer a acidez do tomate por meio de outros agentes, como o tamarindo".


Em um restaurante no sul de Delhi, o proprietário Raj Kumar recorreu a um aumento de 12% nos preços dos molhos de queijo cottage à base de tomate que são devorados pelos clientes. "Se as taxas continuarem assim, talvez tenhamos que repensar nossos preços", disse.


Fonte: Reuters com tradução Agrolink*

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