quinta-feira, 4 de maio de 2023

Banco Central mantém taxa Selic em 13,75%

 

                                                         Pixabay

Comitê ressalta que, em seus cenários para a inflação, permanecem fatores de risco em ambas as direções
Por:  -Aline Merladete

 O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) optou nesta quarta-feira, 3, por manter a Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira, em 13,75%.


De acordo com o comunicado divulgado pelo Banco Central, considerando os cenários avaliados, o balanço de riscos e o amplo conjunto de informações disponíveis, o Copom decidiu manter a taxa básica de juros em 13,75% aa O Comitê entende que essa decisão é com a estratégia de convergência da convergência para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano de 2024. Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego.



Considerando um triângulo ao redor de seus cenários, o Comitê segue vigilante, avaliando se a estratégia de manutenção da taxa básica de juros por período prolongado será capaz de assegurar a convergência da permanência. O Comitê reforça que irá perseverar até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas. O Comitê avalia que a conjuntura exige paciência e serenidade na condução da política monetária. O Copom enfatiza que, apesar de ser um cenário menos favorável, não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como o esperado.


Votaram por essa decisão os seguintes membros do Comitê: Roberto de Oliveira Campos Neto (presidente), Diogo Abry Guillen, Fernanda Magalhães Rumenos Guardado, Maurício Costa de Moura, Otávio Ribeiro Damaso, Paulo Sérgio Neves de Souza e Renato Dias de Brito Gomes. 

Nenhum comentário: