sábado, 22 de abril de 2023

Sedimentos de lagos podem salvar sua lavoura

 

                                                              Pixabay

Estudo foi feito na Estônia
Por:  -Leonardo Gottems

Um experimento de campo de quatro anos realizado nas margens do lago Mustijärv restaurado em Viljandi, na Estônia, revelou que a reciclagem de sedimentos ricos em fósforo do lago de volta à agricultura poderia ter um impacto positivo na produção agrícola.



O estudo, que aparece na  revista Science of The Total Environment, foi conduzido pela pesquisadora PhD Mina Kiani e pelo grupo de pesquisa AgriChar, e é o primeiro desse tipo globalmente a cobrir os aspectos ambientais da reciclagem de sedimentos de lagos para agricultura. Kiani defende sua tese em 21 de abril na Faculdade de Agricultura e Florestas da Universidade de Helsinque.


O estudo teve como objetivo encontrar uma solução sustentável para fechar o ciclo de vazamento de fósforo (P) agrícola , reciclando sedimentos de lagos ricos em P para a agricultura e auxiliando na restauração de lagos eutróficos por meio da remoção de sedimentos. O experimento consistiu na escavação de 7.500 m  3  de sedimentos do lago eutrófico raso de 1 hectare Mustijärv, que foi então usado como meio de crescimento para a produção de grama . O sedimento também foi testado para vários nutrientes essenciais, incluindo P, enxofre (S), cálcio (Ca), magnésio (Mg), boro (B), zinco (Zn) e cobre (Cu).


Os resultados mostraram que a média de cultivo baseada em sedimentos manteve a produção de biomassa de gramíneas em condições de campo, com o sedimento sendo rico em  matéria orgânica  e uma boa fonte de vários nutrientes essenciais. Além disso, o sedimento forneceu continuamente um suprimento moderado de N para as plantas durante o experimento de campo de quatro anos.

Nenhum comentário: