Gazetadigital Kamikia Kisedje
O cacique Raoni Metyktire, 89, foi internado nesta segunda-feira (31) com quadro de pneumonia e covid-19. Há cerca de um mês, o líder indígena teve alta após dias hospitalizado para tratar de duas úlceras gástricas e infecção intestinal.
A informação sobre a nova internação foi divulgada na página do Instituto Raoni, em rede social, na manhã desta segunda. Na nota, é confirmado o diagnóstico para covid e que o paciente está estável.
“O motivo foi a constatação de alterações na taxa de leucócitos no sangue e sintomas de pneumonia. Exames específicos realizados-tomografia computadorizada e sorologia confirmaram covid-19”, diz trecho do comunicado.
O cacique não tem febre e respira sem ajuda de aparelhos. Exames específicos confirmaram a presença do novo coronavírus e anticorpos.
No comunicado, o instituto informa que se o quadro permanecer estável, ele terá alta médica em breve. Por conta da idade avançada, o indígena vai ficar sob observação até estar completamente curado.
Figura emblemática do povo Kayapó, Raoni Metyktire é reconhecido internacionalmente pela luta que articula pelos povos indígenas e já foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz. Em setembro de 2019, ele esteve em Brasília onde se reuniu com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para falar sobre direitos aos povos indígenas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário