terça-feira, 24 de março de 2020

Em meio a pandemia, vacinação contra gripe tem aglomeração de idosos em farmácias e postos de saúde


Bruna Aquino, Ricardo Campos Jr

Após a liberação da vacina contra a H1N1 em Campo Grande para profissionais de saúde e principalmente idosos, a busca desenfreada para garantir a dose lotou as farmácias credenciadas e postos de saúde na manhã desta terça-feira (24) em várias regiões da cidade. Mesmo com a participação de fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) em algumas das filas extensas, idosos esperaram por horas, próximos uns dos outros, muitos sem proteção, atitude contraindicada, uma vez que o Brasil vive um período de pandemia do novo coronavírus.

A reportagem do Correio do Estado percorreu os postos de saúde e farmácias da Capital e o cenário foi caótico com várias pessoas na fila esperando por vacinação e em muitos lugares sem senhas antes das mesmo das 8 horas. Ao todo, as vacinas estão sendo distribuídas em 10 postos de saúde e 50 farmácias com doses limitadas.

Por volta das 8h, na Unidade Básica de Saúde Engenheiro Arthur Okama (Dona Neta) no bairro Guanandi haviam cerca de 200 idosos do lado de fora na fila esperando por vacina. As doses não estavam sendo aplicadas dentro da unidade e sim em uma sala pela lateral. Como estava bastante sol, os idosos que não conseguiram aplicação nas farmácias estavam se aglomerando na sombra.

Nenhum comentário: