quarta-feira, 31 de julho de 2019

Segurança dos agricultores exige cursos de aplicação

Por:  -Leonardo Gottems            Foto;divulgação

A segurança dos agricultores é um dos pontos fundamentais quando se trata da aplicação de defensivos, tanto que a Unidade de Referência da Secretaria de Agricultura de São Paulo está abrindo as inscrições para um curso sobre Tecnologia de Aplicação.  O programa será ministrado na sede do Centro de Engenharia e Automação do IAC-SP, em Jundiaí, para um número máximo de 15 participantes.


De acordo com o pesquisador científico e coordenador da Unidade de Referência, Hamilton Ramos, esse curso abrangerá desde conceitos básicos da utilização desses insumos até modernas tecnologias empregadas na área, em todo o mundo, nos dias de hoje. Além do conteúdo tecnológico, o curso tratará ainda de medidas efetivas para proteger a saúde do trabalhador rural e o meio ambiente.

“O programa é voltado à formação de agentes multiplicadores de treinamentos, como engenheiros agrônomos e técnicos que atuam em assistência técnica ou trabalham nas propriedades e empresas do agro. Visamos a aplicação sustentável de defensivos e o sucesso no controle de pragas, doenças e plantas daninhas”, comenta ele.

O curso ocorrerá em duas etapas, uma que vai de 19 a 23 de agosto e de 16 a 20 de setembro, na sede do Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (CEA/IAC-SP), na cidade de Jundiaí, sendo que a Unidade de Referência é uma entidade sem fins lucrativos. Além disso, o especialista lembra que a meta central da UR é reduzir o déficit de profissionais especializados no uso de defensivos agrícolas, sendo que o mau uso desses produtos, diz o pesquisador, gera ao campo perdas anuais da ordem de R$ 2 bilhões.

Nenhum comentário: