Por: AGROLINK -Eliza Maliszewski Foto:Kadijah Suleiman
A medida em que vão se encerrando as colheitas de verão, como soja e milho, os produtores rurais já começam a implantar a cobertura verde do solo. E isso é o mais recomendado, conforme a Emater-RS. Um dos primeiros passos é eliminar as invasoras voluntárias e resistentes por meio do uso de dessecantes para as culturas onde houve a colheita mecanizada e especificamente no caso do tabaco, onde os talos devem ser retirados e ser feita a descompactação do solo para remontar os camalhões, fazendo a gradeação.
Quanto às espécies mais recomendadas para a cobertura estão a aveia, centeio, ervilhaca, misturas de nabo/aveia, aveia/ervilhaca, e ainda para quem conseguir, o tremoço. “O que ocorre em muitos casos é o completo abandono de técnicas de manejo adequadas para o solo, que poderiam garantir melhores colheitas e um aproveitamento ainda maior do seu potencial”, reforça o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar Vicente Fin.
Além do potencial de recuperação o produtor pode acelerar o apodrecimento da soqueira da cultura anterior, evita a compactação por chuva e desmobilização do solo e redução de erosão além de preservar os microorganismos do solo. O produtor também pode fazer uma análise de solo para ver se há necessidade de correção com calcário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário