Essa é primeira eleição da história na qual mais da metade da população (100 milhões de brasileiros) está usando a internet. Diante desse contexto de crescente digitalização, em que a web também se tornou um espaço de debate político, o Google lança nesta quarta-feira (10) a plataforma Google Eleições (google.com.br/eleicoes) no Brasil. O site concentra informações oficiais sobre os candidatos, obtidas após uma parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e notícias produzidas por mais de 30 parceiros de mídia.
Busca de candidatos
Na plataforma, o usuário terá acesso a uma ferramenta que permite pesquisar a base de candidatos do TSE por nome ou por meio de filtros, como cargo disputado, partido, Estado, entre outros. Ao selecionar um candidato, o eleitor terá acesso a informações, como nome ou apelido político, profissão, idade, escolaridade e patrimônio declarado, que serão exibidas juntamente com a foto oficial. Caso queira se aprofundar, o usuário poderá clicar no link da Transparência Brasil que remeterá ao perfil do político no site da ONG .
Agregador de informações
O Google Eleições funcionará como uma central de informações. Entrevistas e debates com os candidatos estarão destacados para que o eleitor conheça o discurso e a performance de cada um deles. A linha do tempo de Eventos traz agendas para Hangouts e vídeos ao vivo no Youtube. Há ainda uma seção com dados sobre os parceiros de mídia projeto e um “feed” com as últimas notíticias sobre as eleições selecionadas da plataforma Google News.
A iniciativa tem como objetivo sistematizar e facilitar o acesso às informações relativas ao momento eleitoral, ajudando a dar consistência ao processo político e a estimular o voto consciente dos eleitores.
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