Terra
Campeão mundial em 1988, 1990 e 1991, Ayrton Senna é o melhor piloto da história da Fórmula 1 segundo a rede estatal britânica BBC. O site da emissora publica nesta terça-feira um perfil do brasileiro, morto no Grande Prêmio de San Marino de 1994, e o coloca como o "número 1" entre os 20 automobilistas que foram retratados no total.
A série de perfis dos melhores pilotos da F1 da rede começou a ser publicada em março e chegou ao fim nesta terça-feira. Os membros da equipe que cobre a categoria pela emissora foram convidados a fornecer o top 20 histórico de cada um - combinados, os nomes resultaram na lista comandada por Senna. No perfil do brasileiro, os comentaristas Murray Walker e Andrew Benson apontam que a "morte, talvez inevitavelmente, deu à lenda de Ayrton Senna um brilho romantizado". O piloto morreu no volante da Williams em um acidente no circuito de Ímola, aos 34 anos de idade, em 1º de maio de 1994.
"A grandeza do homem e o brilhantismo do modo como dirigia é facilmente lembrada, a escuridão ocasional de sua psique não tanto, talvez", lê-se no perfil. "Mas é um desserviço a Senna honrar apenas uma parte de seu legado. O significado dos seus feitos não podem ser entendidos apropriadamente sem uma total apreciação de suas origens".
O texto ainda aponta que "provavelmente nenhum piloto na história da Fórmula 1 dedicou-se mais ao esporte, deu mais de si mesmo em sua inflexível perseguição do sucesso. Senna era uma força da natureza, uma poderosa combinação de espetacular talento cru e algumas vezes de uma determinação espantosa".
A BBC ainda analisa que Senna, cuja carreira na categoria se encerrou com 41 vitórias e 65 pole positions em 161 Grandes Prêmios disputados, tinha a expressão de um "herói romântico, um carisma que poderia acalmar qualquer sala, a eloquência de um poeta e a espiritualidade com a qual milhões sentiam que podiam se identificar".
Nenhum comentário:
Postar um comentário