As fronteiras do Palco Brasil, do 7º Festival América do Sul, serão ultrapassadas pela mistura de ritmos e a animação dos Móveis Coloniais de Acaju. A banda formada por dez integrantes se apresenta no terceiro dia do festival com a mescla de rock, ska e música européia, uma miscelânea de ritmos, formando um estilo que eles próprios denominam de "feijoada búlgara".
O som da movelaria surgiu em 1998, com uma proposta musical que integra na mesma banda o ritmo de instrumentos que vão desde guitarra e baixo até flauta transversal e gaita cromática. Os móveis começaram com um single e um EP gravados. O primeiro CD, com título “Idem” foi lançado em 2005 com canções criativas que fogem do ecletismo e da mesmice.
A apresentação do Festival América do Sul terá canções do segundo trabalho da banda. O disco C_MPL_TE (Complete) apareceu quatro anos após o lançamento do primeiro CD – Idem. De acordo com a banda, o segundo álbum destaca a união, o trabalho em grupo e a consolidação da identidade sonora. Os detalhes e as canções são bastante evidentes nesse disco.
O curioso nome da banda é explicado como uma homenagem à "Revolta do Acaju" - um episódio histórico acontecido na Ilha do Bananal em 1813, hoje território do Tocantins. Segundo os móveis, a revolta aconteceu quando os índios javaés, que utilizavam a madeira de acaju para produzir móveis em estilo colonial, se uniram aos portugueses para expulsar invasores ingleses que se apoderaram da Ilha do Bananal. Na verdade a história é uma invenção da banda, uma fábula que eles criaram para dar uma boa explicação ao nome Móveis Coloniais de Acaju.
Shows na Europa e colocações de destaque em listas importantes da música, como as das revistas Rolling Stones e Billboard Brasil deram reconhecimento à banda brasileira que apresenta uma nova proposta para uma vertente do rock. André Gonzáles é que dá voz à banda, formada também por BC (guitarra), Beto Mejía (flauta transversal), Eduardo Borém (gaita cromática e teclados), Esdras Nogueira (sax barítono), Fabio Pedroza (baixo), Fabrício Ofuji (produção), Gabriel Coaracy (bateria), Paulo Rogério (sax tenor) e Xande Bursztyn (trombone).
Para quem ainda não conhece o som da movelaria, a banda disponibiliza no site o álbum virtual do disco C_MPL_TE, é só fazer download no www.moveiscoloniaisdeacaju.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário