Osmar Portilho
No ano em que os saudosistas do grunge lembram os 15 anos da morte de
Kurt Cobain, líder do extinto Nirvana, o Pearl Jam, que ainda continua
ativo, comemora 18 anos do lançamento de Ten, seu disco de estréia
(lançado em 27 de agosto de 1991) com uma edição comemorativa que dá
um novo fôlego para o álbum.
Se por um lado Nevermind consagrou hinos grunges como Smells Like Teen
Spirit, Come As You Are e Lithium, Ten eternizou sucessos como Even
Flow, Black e Jeremy. A edição comemorativa vem em três edições: uma
mais simples com o CD remasterizado, outro com uma versão dupla e mais
um DVD e a completa com dois CDs, um DVD, quatro discos de vinil e uma
fita cassete, tudo isso acompanhado de encartes bem trabalhados.
Além do que uma mera versão remasterizada, o disco dois oferece uma
novidade aos fãs. Brendan O'Brien, que produziu o CDs do Pearl Jam
posteriores ao Ten, mixou novamente as faixas de Ten, ou seja, pegou
as gravações originais da banda e as trabalhou integralmente como se
fosse a primeira vez. O resultado é o álbum de estréia do Pearl Jam
com uma nova roupagem, mais limpo e direto.
Mexer em álbuns clássicos, e Ten adquiriu este título ao ajudar o
grunge a criar sua cara, pode ser álbum complicado. No entanto,
O'Brien, talvez por ter trabalhado tanto com o grupo (inclusive quando
viraram banda de base para Neil Young em Mirror Ball), soube atingir
os timbres que o Pearl Jam tem usado nos últimos anos, caso de Pearl
Jam (CD do abacate, 2008) e Riot Act (2006), e dar uma "limpada" em
alguns excessos. Em Ten Redux, ainda há mais seis músicas extras:
Brother, Just a Girl, Breath and Scream, State of Love and Trust, 2000
Mile Blues e Evil Little Goat.
Confira a análise de Ten Redux:
Once
A faixa que abre o CD recebeu uma boa repaginada em sua nova mixagem.
Com as trilhas mais limpas, o peso dos riffs foi mais valorizado em
sintonia com os vocais de Eddie Vedder, agora mais limpos. Entre as
frases do vocalista é possível até ouvir alguns "grunhidos" que
estavam com um volume menor em sua versão original.
Even Flow
Uma das músicas mais famosas da banda também ganhou detalhes
importantes nesta versão, principalmente na química entre as guitarras
e no pan, que regula em qual caixa cada som deve sair. Alguns riffs de
Stone Gossard que estavam baixos na faixa original também aparecem com
mais clareza, principalmente durante o solo final de Mike McCready.
Alive
Um dos hinos mais cantados pelos fãs de Pearl Jam em shows, ganhou uma
roupagem mais clean. O'Brien retirou muitos ecos do violão e voz,
deixando a música mais "seca" e próxima do que se ouve em uma
apresentação do grupo.
Why Go
Caso parecido de Why Go. Os ecos, característica do início dos anos
90, foram diminuídos valorizando mais as guitarras e o baixo nos
versos. O ajuste do pan também adicionou alguns efeitos que dão um
toque a mais na canção.
Black
Balada obrigatória entre os fãs (ou não) do Pearl Jam, Black recebeu
alguns toques. Na equalização, a guitarra de Stone foi ligeiramente
baixada dando lugar para os riffs de Mike com timbres muito parecidos
com Yellow Ledbetter.
Jeremy
A linha de baixo de Jeff Ament que guia Jeremy ficou mais limpa, assim
como as duas guitarras e a voz de Eddie Vedder. No refrão, o riff das
guitarras "compete" menos com o violão que faz a base. No trecho
final, a equalização também sofreu algumas alterações para o som ficar
mais compacto.
Oceans
Música um pouco "apagada" de Ten, Oceans ganhou vigor novo em sua
versão, principalmente ao valorizar a percussão da bateria e as
cavalgadas nos violões.
Porch
De cara o fã de Pearl Jam vai reparar na nova versão. Guitarras bem
mais estridentes deixam a música com mais pegada e com um novo fôlego,
principalmente na ponte antes do refrão. Com as guitarras mais agudas,
o baixo de Jeff Ament conduz a base da música mais nitidamente.
Garden
Nesta versão de Garden, o riff introdutório ficou mais limpo,
principalmente com a diminuição dos graves marcados pelo baixo e o eco
no bumbo da bateria. O peso dos graves volta no refrão com a voz de
Eddie a força da bateria.
Deep
O peso de Deep permaneceu com a forte bateria da música. No entanto,
esta edição proporcionou uma limpeza maior da faixa, principalmente
nas guitarras e no baixo.
Release
A nova equalização proposta por O'Brien aumentou ainda mais o tom
"crescente" que a música tem em seu começo, valorizando principalmente
a bateria inicial de Dave Kruzen. As guitarras ficam menos "sujas" na
parte final da música, mas permanecem mantendo o som "cheio".
Um comentário:
acho uma jogada de marketing esse remaster....
escute o som desta banda - www.instiga.com
me lembra bastante a pegada do pearl jam
beijo!!
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