sexta-feira, 20 de março de 2009

Funasa pede doações para 1ª Campanha de Incentivo à leitura

A Coordenação Regional da Fundação Nacional de Saúde em Mato Grosso do Sul (CORE/MS) lançou hoje (20/03) a 1ª Campanha de Incentivo à Leitura e Atividades pedagógicas destinada à Comunidade Indígena de MS. A ação visa arrecadar livros didáticos, enciclopédias, gibis, revistas, romances e outros materiais literários que possam ajudar na ampliação do vocabulário das crianças além de proporcionar entretenimento.

Outro objetivo da Campanha é reunir objetos recicláveis como garrafas pet de todos os tamanhos e cores para a fabricação de brinquedos pedagógicos (vai e vem, chocalhos, pega varetas e outros objetos de diversão infantil) a serem confeccionados pelas próprias crianças com auxílio de um funcionário da Funasa que desenvolve este trabalho no Pólo Base de Dourados (MS), para incentivar o lado lúdico dos menores indígenas (até 5 anos) que estão em processo de reabilitação nutricional. A elaboração dos brinquedos artesanais visa também valorizar e utilizar elementos simples encontrados na natureza como pedras, gravetos, folhas que possam emitir sons.

Desde o início de 2008 a Funasa/MS mantém quatro brinquedotecas nos municípios de Campo Grande, Dourados, Amambai e Japorã, estruturadas com parte das doações de brinquedos conseguidas nas Campanhas organizadas pela instituição.

“Nossa função social vai além da saúde. O objetivo agora é montar salas de leitura e pesquisa nas Casas de Apoio à Saúde Indígena (CASAI) para ajudar a passar o tempo enquanto ficam hospedados a espera de consultas médicas ou exames agendados. Por enquanto, apenas a CASAI de Campo Grande possui espaço reservado à leitura e estudo. Dependendo da quantidade de material que for arrecadado vamos em conjunto com o Condisi – Conselho Distrital Indígena – escolher escolas em aldeias mais distantes dos Pólos-Base”, destacou o coordenador regional Flávio da Costa Britto Neto.

Por enquanto, os postos de arrecadação estão instalados na CORE/MS em Campo Grande (Rua 13 de maio esquina com Jornalista Belizário de Lima) e nos 13 Pólos-Base localizados nos municípios de Dourados, Corumbá, Iguatemi, Caarapó, Amambai, Antônio João, Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Campo Grande, Miranda, Paranhos, Sidrolândia e Tacuru.



Outras instituições públicas ou privadas que quiserem colaborar com a 1ª Campanha de Incentivo à Leitura e Atividades Pedagógicas destinada à Comunidade Indígena de MS (que terá duração até 30 de abril) podem fazer contato com a ASCOM-MS – Assessoria de Comunicação (67) 3325-4264.

Nenhum comentário: