terça-feira, 8 de abril de 2008

Ginga Cia de Dança apresenta o espetáculo Cultura Bovina

A Ginga Cia de Dança apresenta o espetáculo "Cultura Bovina?" no 5° Festival América do Sul (FAS), que acontece de 30 de abril a 4 de maio em Corumbá.



“Cultura bovina é um trabalho de dança regional. Regional não porque fala de vaca, do Pantanal, ou porque tem música da fronteira. É regional porque é feito por quem vive na região, por artistas que tentam sobreviver de arte onde a língua que se fala é a da soja, da arroba, do boi gordo. Arte regional sim, mas com um alcance universal, sem tradução”, explicou a diretora cênica do espetáculo, Gisela Dória.



Em "Cultura Bovina?", a Ginga Cia de Dança discute exploração, poder e prazer a partir do animal que nada pode dizer em seu caminho único e unilateral do abate. São cinco bailarinos em cena, duas esferas de realidade e um único desejo: poder. O espetáculo foi concebido por Chico Neller, tem a direção cênica de Gisela Dória, iluminação de Espedito Montebranco, trilha sonora de Jonas Feliz, produção de Renata Leoni e preparação corporal com Pilates de Laura de Almeida. Ele expressa as angústias de quem precisa de um lugar e de um interlocutor em meio a vazios demográficos. De fato, Mato Grosso do Sul tem uma grande extensão de terras e pouca ocupação. Durante a apresentação chega-se ao universo da exploração e à metáfora do boi em seu curral, representado por um cubo de alumínio.



Desde 2002 a Ginga Cia de Dança tem se voltado para a temática regional para questionar a identidade do seu Estado, a sua própria identidade e o seu lugar no espaço sul-mato-grossense. Destes questionamentos nasce o espetáculo “Cultura Bovina?” que, em diálogo com a movimentação corporal na representação de animais da região, expressa a angústia de artistas que convivem ainda com necessidades básicas estruturais de existência nas cidades, mas, sobretudo, que convivem com a filosofia, política e economia que privilegiam a cultura não no sentido de conjunto de valores e significados de um povo, mas na concepção do cultivo de culturas, como a da soja e do boi.



5º FAS


O 5º Festival América do Sul (FAS) acontece de 30 de abril a 4 de maio, em Corumbá. Busca produzir ações concretas para a aceleração da integração das nações sul-americanas promovendo um grande encontro que revela a diversidade cultural no continente, além de discutir temas relativos ao meio ambiente, à cultura, ao turismo e ao desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário: