sexta-feira, 14 de abril de 2023

RS faz balanço de missão na China

 

                                                          Alexandre Farina

Rio Grande do Sul foi o único a compor a delegação oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária
Por:  -Aline Merladete

  O Rio Grande do Sul foi o único a compor a delegação oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária, que terminou as suas atividades na quinta-feira passada (30/3), mas a representação gaúcha seguiu no país asiático por mais seis dias para conclusão do pleito inicial e captar novos negócios com os chineses. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) representou o Estado por meio do diretor de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais, Evaldo da Silva Júnior, que prossegue com a agenda gaúcha nas cidades de Xiamen e Xangai.


Conforme  o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, os principais objetivos dessa comitiva gaúcha na China seriam habilitação de cinco frigoríficos de aves e um de bovinos, a validação do status sanitário como zona livre de febre aftosa sem vacinação para incluir na lista de exportação carne suína com osso e miúdos; e a entrada no mercado chinês de noz pecan.


Durante a agenda, foram realizadas reuniões com 40 lideranças em três estados chineses. O diretor Evaldo da Silva Júnior confirmou o interesse das empresas chinesas em investir em outras áreas, que podem resultar em melhorias estruturais ao Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário: