terça-feira, 5 de abril de 2022

Cadastro aberto para mulheres conseguirem mamografia e preventivo gratuitos

 

Exames gratuitos são para público feminino entre 25 e 64 anos, nos dias 19 e 20 de abril

LÉO RIBEIRO

Fica aberto até sexta-feira (08), o cadastro prévio para conseguir mamografia e preventivo gratuito, que serão realizados nos dias 19 e 20 de abril, através do Programa Rede Solidária.


Desenvolvido pelo Governo do Estado, a promoção do Dia da Saúde da Mulher acontece em parceria com o Hospital de Amor de Barretos, oferecendo exames gratuitos para prevenção de doenças como câncer do colo de útero e de mama.


"Essa ação é fruto de uma detecção interna feita através dos atendimentos do programa de que muitas mulheres estavam com seus exames atrasados ou que nunca haviam feito, mesmo com idade adulta. Por isso buscamos a parceria com o Hospital de Amor para poder atender essa demanda tão importante para a saúde das mulheres", explica Marivânia Delmondes, assistente social do Rede Solidária II.


Ao todo, 200 vagas estão disponíveis e o cadastro prévio é feito na sede do Programa Rede Solidária II, localizado no bairro Jardim Noroeste, na Rua da Conquista, número 649. Elas estão disponíveis para mulheres a partir dos 25 anos.  


Conforme o Governo do Estado, os exames de preventivo realizados na carreta adaptada com leitos clínicos e mamógrafo do Hospital de Amor, avaliam o colo do útero, verificando se há sinais que indiquem infecção pelo HPV, vírus responsável pelo câncer de colo de útero, ou por outros microrganismos que podem ser transmitidos sexualmente, e mamografia para mulheres acima de 40 anos, exame essencial para prevenção do câncer de mama, possibilitando diagnóstico precoce e aumentando as chances de cura, com tratamento clínico e cirúrgico ainda na fase inicial da doença.


Danielly da Silva Souza é enfermeira porta-voz das ações do Hospital de Amor, ela diz que a unidade móvel funciona desde 2013, atendendo pacientes da área rural, que estão longe de centros médicos, ou não podem sair de casa.  


"Para atingir esse objetivo contamos com parcerias como essa, com o Rede Solidária, assim vamos poder atingir as mulheres em situação de vulnerabilidade da região ou aquelas que por falta de informação ou medo a respeito do exame, não procuram atendimento e deixam de fazer a prevenção”, aponta a enfermeira.  


Importante ressaltar que para cadastro prévio não é necessário ter um pedido ou encaminhamento médico, somente estar com os documentos pessoais, comprovante de endereço e cartão do SUS.  


Com o resultado dos exames, se necessário, as pacientes são encaminhadas diretamente ao Hospital de Amor para iniciar o tratamento.  


Informações com o Rede Solidária Unidade II podem ser feitas pelo telefone (67) 3344–3877.

Nenhum comentário: