Arquivo Correio do Estado
Thais Libni
O rio Miranda localizado no município de Miranda transbordou nesta quinta-feira (27), obrigando 25 famílias que moram próximo às margens do rio a abandonarem seus lares.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Adilson José Saraiva, 25 famílias foram afetadas com o transbordamento, 12 encontram-se desabrigadas e foram acolhidas no Parque de exposições 16 de julho, localizado na entrada de Miranda. Já as outras 13 estão em casas de amigos e parentes.
Segundo o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), o rio esta marcando volume de 7,70 metros, 6º maior nível registrado em 57 anos.
O prefeito da cidade decretou estado de emergência e a Sala de Situação do Imasul continua monitorando o volume das águas.
Adilson salienta que a operação para abrigar as famílias esta sendo desenvolvida com ajuda de Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Miranda e a Polícia Militar, "todas as pessoas receberam comida, agasalho e atendimento psicológico".
Ele ainda ressalta que durante o dia o nível do rio se manteve estabilizado, já que no município houve pouca chuva.
No entanto, chuva forte foi registrada na cidade de Jardim o que pode gerar mudanças no volume do rio nas próximas horas.
Segundo a defesa civil, realocadas só poderão voltar para suas casas no intervalo de 10 dias.
A coordenadora da Sala de Situação, Elisabeth Ardnt, explica que o rio Paraguai e seus afluentes estão começando a recuperar seus níveis após a grande seca sofrida.
O rio Coxim está em alerta, mas até o momento não registra risco de transbordamento.
Com Informação do Portal Correio do Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário