sexta-feira, 19 de junho de 2020

População adere às máscaras no primeiro dia de uso obrigatório em Campo Grande



Fiscalização vai começar em 1º de julho e pode gerar multa



Segundo o titular da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana), Luís Eduardo Costa, a prefeitura usará até 1º de julho para fazer adequações sobre como será realizada a fiscalização. “Este primeiro momento vai ser um período de conscientização. Que um seja fiscal do outro, é uma conduta pessoal. Mas depois desse prazo a multa pode acontecer”, relatou.

Mas Luís Eduardo ressalta que multar é o último recurso e que a conscientização será o principal caminho. “É igual mexer no celular dirigindo, a fiscalização não e onipresente, mas dá a possibilidade de ser multado. Nós estamos em um período com mais risco, já conseguimos combater o vírus por mais de 100 dias e agora está crescendo o número de casos”, concluiu.


DECRETO ESTADUAL

O governo de Mato Grosso do Sul também tornou obrigatório o uso de máscara em todo o Estado a partir da próxima segunda-feira (22).

A empresa que descumprir o decreto pode ser punida com advertência, suspensão de venda ou fabricação, cancelamento de registro, interdição parcial ou total, cancelamento de alvará ou licença, proibição de propaganda, multa e até intervenção, no caso de estabelecimento de prestação de serviços de interesse para a saúde.


CUIDADOS

Os cuidados se estendem não somente ao uso do item, mas também na higienização e no descarte do mesmo. Nariz e queixo não devem ficar descobertos, e máscaras largas não devem ser utilizadas. O acessório deve ser tirado, sempre, de trás para frente, segurando pelos elásticos ou tiras. O descarte da máscara descartável deve ser feito primeiro em um saco, antes mesmo de jogado na lixeira.

Já o acessório de tecido, que pode ser reutilizado, deve ser colocado em uma sacola antes da lavagem, que, segundo a cirurgiã vascular da Unimed, Marília Lomonaco Galhardo, deve ser realizada com água e sabão e depois deixada de molho por pelo menos 10 minutos em solução com 10 ml de água sanitária para 500 ml de água. A higienização das mãos deve ser feita com água e sabão ou com álcool em gel 70% antes e depois do uso de máscaras.

Além disso, evitar deixar o item de segurança em outros lugares, como mesas, cadeiras, cômodas, entre outros.

Nenhum comentário: