terça-feira, 8 de maio de 2018

Professor e referência no teatro de MS, Orlando Mongelli morre em Campo Grande


Por GLAUCEA VACCARI            Foto:reprodução Facebook

Sempre foi uma referência para os grupos que surgiram a partir de 1970, entre os quais o GO professor Orlando Mongelli, referência no teatro de Mato Grosso do Sul, faleceu na manhã de ontem, aos 85 anos. De acordo com informações divulgadas pela família, o enterro será realizado às 9h desta terça-feira (8), no Cemitério Parque das Primaveras, em Campo Grande.

Mongelli foi um dos criadores e integrantes do Teatro Universitário de Campo Grande (TUC), em 1961, junto com a professora Maria da Glória Sá Rosa, Sílvio Torrecilha, entre outros. Ele também foi pai de santo e mentor no Templo de Umbanda Pai de Oxalá.

Amigos e familiares utilizaram as redes sociais para lamentar a morte do professor e teatrólogo.

Diretor teatral Jair Damasceno afirmou que viu Mongelli pela primeira vez em 2011, quando ele foi homenageado no lançamento do livro "Vozes do Teatro". "Sempre foi uma referência para os grupos que surgiram a partir de 1970. Aos poucos foi se 'afastando' da cena, deixando um vazio no meio cultural campo-grandense", disse Damasceno em seu perfil no Facebook.

Ator, produtor e palhaço na Trupe Bobos da Plebe, Pietro Lara, também prestou homenagem à Mongelli. "Quando o conheci tive a certeza que ali estava um grande Mestre e passei a seguir seus passos, seus ensinamentos. Tive o privilégio de conviver com essa grande figura, que sempre manteve o bom humor nas horas difíceis! [...] VivaOrlando Mongelli, fecham-se as cortinas e muitos aplausos!", disse em sua publicação na rede social.

Filhos do professor confirmaram o falecimento e informaram que o velório iniciou-se às 13h de ontem , no Cemitério Parque das Primaveras, mesmo local onde será o sepultamento. A causa da morte não foi informada.

Nenhum comentário: