quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Governo anuncia redução da taxa Selic e fim da cobrança em 2018

                                          Foto:Divulgação

Desde 2015, o índice caiu de 14,25% para 6,75% informou Banco Central



A primeira informação divulgada pelo Comitê de Política Monetária (Copom), após a reunião realizada na quarta feira(7), é de que a taxa selic reduziu  de 7% para 6,75% e o Banco Central sinalizou, por meio de documentos e declarações que o objetivo é acabar com a tributação.

Entretanto, o mercado financeiro espera que aconteça mais uma redução de 0,25 pontos na próxima reunião prevista para início de março.

No entendimento dos economistas da revista Exame, a cautela do governo federal quer evitar constrangimentos como de 2017 quando o Banco Central precisou explicar por carta porque não atingiu a meta de inflação prevista pelo governo.

QUEDA LIVRE

A trajetória de queda da taxa Selic começou em setembro de 2015, quando o indíce cravava 14,25%. No entanto, no período, a inflação chegou a 10%, deixando os juros reais muito parecidos com os atuais.

A especulação que se faz é de que reformas como a da Previdência  são essenciais para os juros do país continuarem a diminuir, abaixo dos 7%, aproximando-se assim dos patamares registrados em países desenvolvidos.

Os especialistas finalizam afirmando que a única certeza, no momento, é que o cenário da Selic baixa e inflação sob controle só está garantida para 2018, visto que a retomada da produção industrial planejada para 2019 ocasionará uma pressão inflacionária no mercado nacional.

Nenhum comentário: