Os produtores rurais de Mato Grosso do Sul atingiram na terça-feira (28) a marca de 30% de plantio na área que será cultivada com soja no ciclo 2014/2015. A informação é da circular técnica do Sistema de Informação Geográfica (Siga) da Associação dos Produtores de Soja do estado (Aprosoja/MS).
Segundo o Siga, o pequeno volume e a distribuição irregular de chuva nas primeiras semanas de outubro no estado, entre 2 e 4 milímetros, forçaram a interrupção do plantio que estava sendo iniciado em todas as regiões de Mato Grosso do Sul, ocasionando um atraso de mais de 40% na semeadura se comparado com a mesma data da safra passada, quando o percentual de áreas plantadas já tinha atingido 67,1% do total.
Os técnicos que analisam os dados da circular apontam que o plantio foi retomado somente após o aumento do volume de chuvas, que chegou a média de 33,3 milímetros no estado, atingindo picos de até 125 milímetros na região noroeste, entre os dias 20 e 27 de outubro.
De acordo com o Siga, a região do estado que está com plantio mais acelerado é a sul, com média de 42% das áreas semeadas. Nessa região, entretanto, alguns municípios como Amambai e Aral Moreira já atingiram o patamar dos 50%.
No centro-norte a média é de 25%, com municípios como Chapadão do Sul e Costa Rica chegando a marca dos 30%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário