Foto; Cesar Grecco
Por Victória Romanelli
O Palmeiras teve noite para se esquecer no Maracanã. Mas nem tanto, já que houve erros que precisam ser lembrados para nunca mais acontecer. A equipe de Abel Ferreira foi derrotada pelo Flamengo, por 2 a 0, em jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, e viu a vaga nas oitavas um pouco mais distante. Se quiser sonhar com sequência na competição, precisa passar por uma grande mudança.
Não dá para ignorar os desfalques do Palmeiras, fato, mas é assim que o clube precisa entrar em campo no momento mais decisivo da temporada. Um ponto destacado sempre pelo próprio Abel Ferreira é a necessidade de ter sempre o elenco preparado para quando a oportunidade surgir. Alguns, porém, não aproveitam quando essas batem na porta.
Para a partida eliminatória, o Palmeiras foi a campo com uma escalação inédita. Giay e Caio Paulista foram os laterais. O treinador ainda optou por povoar o meio-campo e escalou Aníbal Moreno, Zé Rafael, Richard Ríos e Raphael Veiga. Contudo, a estratégia não deu muito certo e o Palmeiras parecia perdido e mal conseguia criar alguma jogada de perigo, nem ter a posse para achar uma oportunidade.
Pela postura, o Palmeiras foi para o jogo para ficar apenas no empate e tentar decidir na volta. E deu errado. Com postura apática e certo medo de arriscar, o Verdão sofreu desde cedo. A equipe começou o primeiro tempo sofrendo uma pressão. Giay teve trabalho nos avanços de Cebolinha. A situação parecia que ia dar um amenizada quando o flamenguista acabou sentindo a coxa e deixou o campo lesionado. Luiz Araújo ganhou chance e acabou dando grande dor de cabeça ao Verdão
Na medida do possível, o Palmeiras conseguiu tirar o Flamengo de perto da sua área, mas ainda distante de equilibrar o jogo. Os jogadores do Verdão não conseguiam acertar uma sequência de passes e ficou preso, quase que sufocado pelo rival. Uma atuação um tanto caótica foi castigada no segundo tempo. Giay errou o passe, o Flamengo recuperou, Luiz Araújo recebeu na esquerda e serviu Pedro, que cravou, livre na pequena área.
Longe de mostrar uma reação, o Palmeiras sofreu o segundo gol aos 27 minutos. Gustavo Gómez cometeu erro infantil e deu a bola no pé de Pedro. O atacante retribuiu o favor de Luiz Araújo e deu assistência para o uruguaio ampliar o placar.
O Palmeiras agora recebe o Flamengo, no Allianz Parque, às 20 horas (de Brasília). E, se quiser sonhar em seguir na competição, terá que ter uma grande mudança na postura e desempenho até lá. O resultado é duro e uma vantagem complicada de reverter contra um rival que mostrou que não dará margem para erros. Contudo, o Verdão tem um histórico positivo a seu favor de viradas parecidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário