A partir de hoje, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande participa, pelo oitavo ano consecutivo, do Festival Encontro com a Música Clássica que nesta edição estará seguindo as cidades do caminho dos trilhos da Ferrovia, em homenagem ao Centenário da Ferrovia em Mato Grosso do Sul. A programação que começa nesta terça-feira (18) se estende até o dia 28 de novembro e inclui as cidades de Campo Grande, Água Clara, Ribas do Rio Pardo, Campo Grande, Terenos, Anastácio, Aquidauana, Dois Irmãos do Buriti e Miranda. Na Capital, o projeto ao público acontece no Teatro do Sesc Horto, com a Sinfônica campo-grandensse abrindo oficialmente o encontro na Capital, na quarta-feira (19) e após durante toda essa semana, também haverá apesentações de bandas de São Paulo.
O Encontro é uma realização do Governo de Mato Grosso do Sul e, ao longo desses oito anos, tem promovido a difusão da música de concerto, oficinas e máster classes com grandes nomes da música nacional e internacional. O Encontro terá o Quinteto de Sopros Retratos do Brasil, formado por músicos profissionais que atuam nos mais renomados corpos Sinfônicos da Baixada Santista, estado de São Paulo, como Sinfônica de Cubatão e Sinfônica de Santos. Ainda se apresenta no Festival, os renomados artistas Glauber Rocha (violão), Wilson Dias (trombone) e Jorge Geraldo (saxofone).
De Campo Grande participam também a Banda Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Quarteto Danzi e a Orquestra de Viola Vozes do Pantanal.
O coordenador da Orquestra Sinfônica de Campo Grande, Jardel Vinicius Tartari o apoio da Fundação Municipal de Cultura (Fundac) à Orquestra tem sido expressivo e fundamental para a participação no evento. O maestro ressalta que a participação no Encontro é um marco nas apresentações da Orquestra, “É o grande evento do ano para a Orquestra, um encontro que terá também a presença de artistas de renome e convidados especiais”, adiantou.
Internacional
Na programação de 2014 o destaque será para a valorização dos ritmos e artistas sul-americanos com a presença de Papi Galán e Orquestra Folclórica Juvenil, de Assunção, Paraguai. Da Argentina, vem o violonista natural de Campo Grande, André Espíndola, destaque em obras para violão em diversas formações.
Outro destaque do violão é o chileno Carlos Peres que também tem reconhecida carreira internacional e já se apresentou em diversos países como Alemanha, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos.
Sobre a Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande
Instituída por Lei Municipal (4.403/06), a Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande tem realizado intensa atividade em Campo Grande e no interior de Mato Grosso do Sul. Jà se apresentou com grandes solistas brasileiros e estrangeiros dos EUA, Portugal, Itália, Coreia do Sul, Argentina, Suíça, Canadá, Paraguai, Bolívia e Uruguai, realizando frequentemente primeiras audições de obras orquestrais.
A atuação da orquestra também tem sido de integração e valorização da música regional com concertos que utilizam a viola caipira, ou viola brasileira e a Viola de Cocho, bem como parcerias com importantes nomes da música popular de Mato Grosso do Sul.
Os ensaios acontecem no Centro Municipal de Música, em prédio inaugurado em setembro deste ano, localizado à rua Rui Barbosa, 703, Vila Santa Dorotheia.
Serviço:
O Festival Encontro com a Música Clássica, acontece no Teatro Prosa / Sesc Horto, Rua Anhanduí – 200 – Centro. O horário é programado para inicio as 20 horas com entrada gratuita. A programação em Campo Grande será de 19 a 23 de Novembro
Nenhum comentário:
Postar um comentário