Nesta quinta-feira (26), às 19 horas, o Museu da Imagem e do Som (MIS) realiza a palestra "Cipango: O Oriente e o Ocidente na narrativa híbrida de João Guimarães Rosa", com Joana D'arc Mendes Gothchalk.
Publicado postumamente, "Cipango" é um conto pouco conhecido de Guimarães Rosa, um dos maiores escritores brasileiros. Para falar de sua literatura, a palestra no MIS aproveita a ocasião de dois centenários importantes que se inter-relacionam em "Cipango": os cem anos de nascimento de Guimarães Rosa, em 27 de junho de 2008, e os cem anos da imigração japonesa para o Brasil. "Cipango", escrito na época da primeira vinda de Rosa ao então Mato Grosso, em 1947, aborda a influência japonesa na região.
"Na época, os japoneses já estavam no Estado há muitos anos, mas ainda havia a dificuldade de falar o português, embora os mato-grossenses os entendessem rapidamente, acostumados com as necessidades de adaptações costumeiras em uma região de fronteira como a nossa. Rosa explora esse "bilingüismo cultural", observando quem já estava aqui e quem chega pra se adaptar", comentou Joana D'arc Gothchalk.
Joana D'arc Gothchalk é mestranda em Estudos de Linguagens no Curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Seu trabalho de mestrado analisa a presença de Guimarães Rosa no então estado de Mato Grosso, a partir de alguns contos rosianos.
A palestra tem entrada franca. Mais informações no MIS, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul aberta de segunda a sábado (de segunda a sexta das 12h às 18h; sábado das 14 às 18h), na Avenida Afonso Pena, 2702. Telefone: 3325-1530. E-mail: mis.de.ms@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário