segunda-feira, 17 de julho de 2023

Setor de Mineração e Siderurgia: Projeções Apontam para Resultados Fracos

 

                                                           Pixabay

As projeções indicam que CSN Mineração e Usiminas terão grandes quedas
Por:  -Leonardo Gottems

O mercado está se preparando para a temporada de resultados do segundo trimestre, que terá início com a divulgação do balanço da mineradora e siderúrgica Vale (VALE3) em 27 de julho. Analistas preveem que o setor como um todo apresentará números fracos, devido aos preços mais baixos das commodities e aos custos ainda altos. Empresas do setor, como a Vale, são esperadas para mostrar uma piora sequencial do Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de acordo com a XP Investimentos, Bank of America (BofA) e Santander.



De acordo com as projeções do Santander, as produtoras de aço brasileiras devem apresentar resultados mais fracos, com uma média de queda de 30% do Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), principalmente devido aos fundamentos frágeis nos mercados de aços longos e planos no país. A XP Investimentos identifica um ambiente desafiador para os reajustes de preços na indústria siderúrgica. Há uma pressão no mercado brasileiro, especialmente para os produtos de aços planos, devido aos altos prêmios praticados atualmente. Essa situação torna-se um desafio para as empresas do setor na hora de negociar preços competitivos.


As projeções indicam que CSN Mineração e Usiminas terão grandes quedas sequenciais de Ebitda no segundo trimestre (-47% e -45%, respectivamente). A holding CSN também pode ter resultados negativos devido às baixas expectativas nos preços do minério de ferro. Por outro lado, a Vale deve ser uma exceção, beneficiando-se de uma retomada forte de volumes após um trimestre mais fraco.

Nenhum comentário: