segunda-feira, 24 de julho de 2023

Leny Andrade morre no Rio

 

                                                Leny Andrade — Foto: Reprodução / Facebook Leny Andrade


A cantora Leny Andrade morreu nesta segunda-feira (24) no Rio. A artista de 80 anos estava internada no Hospital de Clínicas de Jacarepaguá, na Zona Oeste. A informação foi confirmada pela assessoria do Retiro dos Artistas, onde Leny vivia.


Ela havia sido internada na última semana depois de ter uma piora em seu quadro clínico. A artista se recuperava de uma pneumonia desde junho, quando ficou intubada.


Desde a sua alta médica, ela estava de home care no Retiro dos Artistas, mas o estado de saúde da cantora piorou no fim de semana e ela acabou não resistindo.


A carioca vivia no Retiro dos Artistas desde o fim de 2018. Em janeiro deste ano, ela havia completado 80 anos.


Carreira


Carioca, nascida no berço da bossa nova e de algumas matrizes do samba, Leny Andrade é um grande nome da música brasileira.


Ausente dos cenários musicais por questões de saúde, a cantora gravou sua última música em 2022: o single gravado com o pianista Gilson Peranzzetta para festejar seus 80 anos. A música é uma composição do ano de 1957, pelos compositores Antonio Carlos Jobim e Dolores Duran.


A artista totaliza 34 álbuns lançados entre 1961 e 2018, com destaque para títulos como A sensação (1961) e Estamos ai (1965). Leny sempre foi orgulhosa de dar vozes a composições de autores brasileiros e cantava português dentro e fora do país.


Ela foi uma grande intérprete de compositores como Antonio Carlos Jobim (1927 – 1994), Djavan, Ivan Lins e Roberto Menescal, entre outros gênios da música brasileira.

Nenhum comentário: