domingo, 20 de setembro de 2020

Garoa na região de Corumbá ajuda no combate aos focos de incêndio do Pantanal


                                         Foto:Reprodução



Ainda não foi suficiente para apagar o fogo que toma conta do Pantanal. Mesmo assim, as pancadas de chuva que ocorreram, durante a manhã de sábado, na região de Corumbá, levaram um pouco de alívio para a fauna e a flora às margens da Estrada Parque.

A pequena quantidade de águas pluviais não chegou a ter impacto visível sobre a camada de fumaça que tem reduzido bastante a visibilidade e deixado o ar pesado na zona urbana da cidade.

A precipitação foi flagrada pelas brigadas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).


“As brigadas estavam tentando identificar alguns incêndios na região e se depararam com uma garoa, próximo do Passo do Lontra, e também registraram uma chuva pequena dentro do território indígena do Kadiwéu”, diz o brigadista Alexandre Pereira.


Apesar de reconhecer o baixo volume das chuvas, Pereira afirma que as pequenas garoas já ajudam a aumentar a umidade relativa do ar, diminuir a temperatura e aumentar a umidade do solo.


“Isso faz com que os incêndios florestais diminuam de intensidade, facilitando o controle, o combate a sua extinção”, explica o bombeiro florestal, que torce para a previsão de mais chuva se confirmar.

Marcos Pierry/Com informação do  Portal Correio Do Estado

Nenhum comentário: