quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Covid-19: Corumbá fez testes em mais de 5,1 mil pessoas em agosto; 1.353 deram positivo

                                            Anderson Gallo/ Diário Corumbaense
Rosana Nunes


Somente em agosto, Corumbá testou 5.173 pessoas com 1.353 resultados positivos para covid-19. Desse total, 85,67% estão  recuperados; 9,74% isolados; 0,94% internados e 3,65% foram a óbito. Agosto contabilizou 49 casos a mais que julho, quando o município teve 1.304 registros.

Durante o último mês, o Centro de Enfrentamento à Covid-19 esteve aberto todos os dias, inclusive fins de semana e feriados. Houve atendimento a 2.150 pessoas que apresentaram sintomas de síndrome gripal; suspeitas ou confirmações de covid-19. Somados aos atendimentos da UPA e Pronto-Socorro, mais de 8.500 pessoas foram assistidas.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Rogério Leite, agosto manteve a média móvel de novos casos diários. “Em julho houve aumento expressivo dos casos positivos de covid-19, levando em consideração que os números de novos casos dobram a cada 10 dias. Agosto evidenciou uma possível estabilização do crescimento da doença. Mantivemos a média móvel de novos casos diários”.

“Importante que a qualquer sintoma, as pessoas procurem atendimento médico. Infelizmente, temos o registro de óbitos maior que alguns municípios do Estado, mas aumentamos muito a capacidade de internação, tanto de leitos clínicos como CTI. Instituímos um Comitê para estudar estes óbitos”, completou o secretário.

Após a reforma e ativação do novo CTI e leitos cínicos, a Santa Casa de Corumbá conta com 55 leitos exclusivos para covid-19. São 18 de CTI e 37 clínicos. Dos leitos de CTI, 11 leitos estão ocupados e 7 estão disponíveis. Dos clínicos 22 ocupados e 15 disponíveis.

Monitoramento e Rastreio

Desde o início da pandemia e consequente registro de casos, a Secretaria de Saúde montou um grupo de monitoramento e rastreio dos pacientes positivados. “Recebemos os resultados dos exames realizados pelo DriveThru no período noturno do dia seguinte ao exame. À noite mesmo, uma equipe liga para comunicar os casos positivos, orientar quanto ao isolamento imediato, e faz uma entrevista para identificar o quadro de saúde, o número de residentes na mesma casa, além de esclarecer as dúvidas. Feito isto, os casos são encaminhados para as Unidades de Saúde”, explicou Rogério Leite.

Após a ligação inicial, os casos positivos são repassados para as respectivas unidades de saúde e os agentes comunitários iniciam o monitoramento diário dos casos positivos. Por telefone, orientam sobre como deve ser feito o isolamento domiciliar e, caso necessário, realizam visitas domiciliares para aferir a temperatura e o nível de saturação de oxigênio, até o término do isolamento.

Comitê de Vigilância à Mortalidade

Por meio de Resolução (n°108, de 28 de agosto), foi instituído o Comitê Municipal de Vigilância à Mortalidade por suspeita de covid-19. Com caráter técnico e consultivo, esse comitê tem a atribuição de analisar e investigar de óbitos suspeitos ou confirmados de covid-19, de Síndrome Respiratória Aguda Grave e de síndromes clínicas associadas à covid-19, através da aplicação de formulário padronizado, visando conhecer a circunstância da morte.

É composto pelos representantes da Gerência de Vigilância em Saúde, Coordenação de Rede de Urgência e Emergência, Núcleo de Auditoria do município, representantes da Santa Casa de Corumbá, além de assessoria técnica de médicos.

Com informações da assessoria de imprensa.

Nenhum comentário: